Nesta quinta-feira (03/10), foi realizada a reunião de setembro da Comissão Intergestores Regional (CIR) da Metropolitana I, que abrange a Baixada Fluminense e a capital do Rio de Janeiro, com a participação de gestores em saúde dos municípios correspondentes, além de representantes do COSEMS e do Cisbaf. A reunião foi conduzida por representantes da Secretaria Estadual de Saúde, abordando pautas relevantes para o fortalecimento da saúde pública na região.
O cenário atual da COVID-19 e das arboviroses na RM1 esteve mais uma vez entre os primeiros temas abordados, com atualizações sobre as ações de vigilância e controle dessas doenças.
Além disso, foram discutidas pactuações importantes, como a aprovação da ata da 8ª reunião ordinária da CIR M1 de 2024, e a solicitação de representantes da região para os Grupos de Trabalho de Regulação e SUS Digital.
Outro destaque foi a solicitação de apoio financeiro para o Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, em Nilópolis, recentemente reformado, e a retificação da Deliberação CIR M1 nº 55/2024, referente à habilitação da UPA Infantil de São João de Meriti, para adequá-la à UPA 24h Éden, de Porte II.
Por fim, foram apresentados informes do COSEMS e da CIB, além de atualizações dos Grupos de Trabalho, reforçando a importância da articulação regional para o aprimoramento dos serviços de saúde na região Metropolitana I.