Cisbaf marcou presença na Fisweek 2024, que é o maior evento de Inovação, Empreendedorismo e Tendências da Saúde da América Latina. Organizado pela Iniciativa FIS (antigo Fórum Inovação Saúde), o evento conta com o apoio de instituições privadas, o Ministério da Saúde, Governo do RJ, Prefeitura do Rio, FioCruz, Butantan, Anvisa, ANS, Faperj, Legislativo e Judiciário.
O evento que aconteceu entre os dias 06 e 07 de novembro, contou diversas palestras ministradas especialistas, dentre elas, o painel “Consórcios de Saúde e Sustentabilidade na Rede Pública de Saúde”, que destacou a importância dos Consórcios Intermunicipais para o fortalecimento da saúde pública no Brasil.
Com a presença de Victor Borges, Presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos (RNCP); Dra. Rosangela Bello, Secretária Executiva do Cisbaf; e Dr. Mário Dal Poz, Diretor do Instituto de Medicina Social da UERJ, a discussão trouxe importantes insights sobre gestão, sustentabilidade e inovação na saúde pública.
A Dra. Rosangela Bello, destacou a força do trabalho consorciado, ressaltando o lema: “Juntos somos fortes, unidos somos melhores.” Ela ainda reiterou como essa união contribui para que os consórcios avancem com planos regionais e organizem serviços de saúde que beneficiem a população. Como exemplo, citou o impacto do trabalho realizado pelo Cisbaf, que, somente em 2023, registrou 500 mil atendimentos pelo SAMU 192 na Baixada Fluminense, e destacou como avanços como a tecnologia embarcada têm reduzido o tempo de resposta dos atendimentos de urgência.
O Dr. Mário Dal Poz abordou a relevância dos consórcios como um ente inovador, capaz de superar desafios regionais ao integrar os municípios na gestão de políticas públicas. Ele frisou que o potencial dos consórcios ainda é pouco explorado e que a colaboração com as universidades, como a UERJ, pode fortalecer essa estrutura, promovendo políticas regionais mais eficazes e adaptadas às necessidades locais.
Victor Borges finalizou o painel reforçando o papel dos consórcios na captação de recursos a nível regional e na compra em escala, especialmente em momentos críticos, como foi o caso da pandemia. Ele ainda destacou o Cisbaf como um exemplo de consórcio de sucesso, em especial pelo trabalho de excelência na gestão do SAMU na Baixada Fluminense.