Participamos nesta sexta-feira (25.10) do “Debate Interfederativo do Programa Mais Acesso a Especialistas” (PMAE), do Ministério da Saúde, ocorrido no Rio de Janeiro.
O programa é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde - PNAES e tem como objetivo ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde - AES. O foco é tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária (eAP), por exemplo a Equipe de Saúde da Família - eSF.
A iniciativa do evento tem como objetivo realizar a discussão técnica do Programa com os municípios, que contou com palestra sobre o financiamento do PMAE, seguido de debate com gestores e técnicos sobre assuntos relacionados ao tema.
A mesa de abertura do encontro foi composta pelo secretário de Atenção Especializada do MS, Adriano Massuda, o Diretor de Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do MS, Aristides Vitorino, a superintendente do Ministério da Saúde no RJ, Cida Diogo; o subsecretário de Atenção à Saúde do estado do Rio de Janeiro, Caio Antônio Souza;e a Diretora Financeira do Cosems/RJ e Secretária Municipal de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider. O Cisbaf acompanhou ativamente todo o evento, tendo sido representado pela Secretária Executiva, Dra. Rosangela Bello, e pela Diretora Técnica, Dra. Márcia Ribeiro.