Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

CISBAF REALIZA PALESTRA SOBRE “GESTÃO DAS EMOÇÕES” NO SETEMBRO AMARELO

 

Publicado em: 30/09/2024 16:45 | Fonte/Agência: CISBAF

Whatsapp

 

CISBAF REALIZA PALESTRA SOBRE “GESTÃO DAS EMOÇÕES” NO SETEMBRO AMARELO

CISBAF REALIZA PALESTRA SOBRE “GESTÃO DAS EMOÇÕES” NO SETEMBRO AMARELO

Este é o último dia de setembro, mês que traz uma importante discussão voltada para a valorização da vida, que é a campanha do “Setembro Amarelo”. E, para lembrar da importância deste tema, realizamos hoje (30.09) uma mobilização aqui na sede do Cisbaf, com uma palestra ministrada pela Psicóloga Claudilene Karina, especialista em terapia cognitiva e comportamental. A palestra, intitulada "Como Gerir as Emoções de Forma Saudável", reforçou a importância de promover a vida e cuidar da saúde mental.

A abertura do encontro foi realizada pela Secretária Executiva, Dra. Rosangela Bello, que deu boas-vindas à palestrante e destacou a relevância dessa discussão. “Diante da importância desse mês, achamos relevante realizarmos uma pausa nas nossas atividades para refletirmos um pouco. E é importante a refletirmos com alguém que tenha um conteúdo a nos trazer para a reflexão”. Comentou Dra. Rosangela.
A Psicóloga iniciou sua fala explicando que todas as emoções têm um papel fundamental em nossas vidas. Segundo a Claudilene, as emoções são respostas automáticas e naturais que guiam nossas decisões, auxiliam na comunicação, influenciam nosso comportamento e promovem autoconhecimento. Ela mencionou que “tudo o que sentimos é para que possamos viver plenamente.”
A palestra ainda trouxe uma reflexão sobre o filme "Divertida Mente", abordando as nove emoções principais e suas funções. Entre elas: Alegria, medo, raiva, tristeza, vergonha, nojo, inveja e tédio, enfatizando a importância de reconhecer essas emoções como oportunidades de aprendizado e crescimento pessoal.
A Claudilene Karina ainda apresentou estratégias práticas de regulação emocional, como a técnica de respiração profunda, mindfulness (foco no presente), reestruturação cognitiva (mudança de pensamentos) e práticas de autocuidado. Segundo a psicóloga, “administrar suas emoções e usá-las a seu favor é o segredo de uma inteligência emocional sólida”.


Imagens