Facebook
Contato
Mapa do Site
Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Notícia

Prefeitos se unem para melhorar saúde na Baixada


Publicado em: 20/07/2018 13:44 | Fonte/Agência: Comunicação Social / Cisbaf | Autor: Claudia Souza

Prefeitos se unem para melhorar saúde na Baixada


O prefeito de São João de Meriti e presidente do Cisbaf, Dr. João, conduziu a reunião do Conselho dos Municípios do Cisbaf que contou com a presença dos prefeitos de Japeri, Carlos Moraes; de Magé, Rafael Tubarão; de Mesquita, Jorge Miranda; de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa; de Queimados, Carlos Villela, além de secretários municipais de Saúde, nesta sexta-feira (20), na sede do consórcio. O principal tema do encontro foi debater e definir a agenda da saúde da região, com propostas de curto, médio e longo prazos. Os gestores concordam que o apoio dos governos federal e estadual será imprescindível.

Durante a reunião, a secretária executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, apresentou um balanço das ações e os desafios para o próximo período. Entre as boas notícias, foi destacada a melhora na cobertura da estratégia saúde da família. Também foi apontado como desafio garantir em unidades existentes da rede estadual e federal leitos que desafoguem os únicos hospitais de urgência da região (Hospital Geral de Nova Iguaçu – Posse, Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, e Hospital Estadual Adão Pereira Nunes – Saracuruna).

Com base nos dados do sistema nacional, A Baixada Fluminense tem um déficit de sete mil leitos hospitalares. São apenas três grandes hospitais para atender uma população de quatro milhões de habitantes, enquanto que a cidade do Rio de Janeiro tem 17 unidades, entre municipais, estaduais e federais, para atender uma população de seis milhões de habitantes. 

– Os municípios estão sobrecarregados e, cada vez mais, assumindo despesas com média e alta complexidade, que cabem ao Estado e ao governo federal. Estamos lutando para que olhem para as necessidades da Baixada –, afirmou Dr. João. 

Bello também destacou o Marque Fácil, projeto elaborado pelo consórcio que visa ofertar serviços de média e alta complexidade, assim como consultas médicas de especialidades. Esse é um gargalo para todos os municípios. E para a implantação do projeto, o Cisbaf considerou a experiência exitosa de alguns consórcios do país.

Participaram ainda da reunião os secretários de Saúde de Japeri, Charles Gonçalves; de Mesquita, Emersom Trindade; de Nilópolis, Kirraz Karraz; de Nova Iguaçu, Manoel Barreto; de São João de Meriti, Márcia Lucas; o diretor do Hospital da Posse, Joé Sestello; o coordenador de Urgência e Emergência de Belford Roxo, Leandro Mendonça (representando o secretário de Saúde), a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, além de outros secretários municipais e equipe técnica do Cisbaf.

 

       


Voltar
Top