Realizações

Desde a sua formação em fevereiro de 2000, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense - CISBAF desenvolveu diversas atividades e conquistou várias metas previstas nos objetivos do seu Plano Diretor.
 

Dentre as realizações, se destacam:

 

Incremento de cursos gratuitos aos profissionais de saúde

O Núcleo de Educação Permanente (NEP/Telessaúde/Cisbaf) ampliou a programação de curso livres gratuitos voltados aos profissionais da área da saúde que atuam nos municípios da Baixada Fluminense. A meta é atualizar e qualificar permanentemente as mais diversas equipes.


Criação do Observatório de Saúde da Região da Baixada Fluminense

Com o objetivo de promover a análise, o estudo e a pesquisa dos indicadores de saúde, o Observatório regional, criado em maio de 2016, gerará matéria-prima essencial para o planejamento, a formulação e a avaliação das políticas públicas dos municípios. Os dados também poderão orientar o processo de formação e capacitação dos profissionais do setor.

  

Implantação de tablets nas ambulâncias do SAMU 192 Baixada Fluminense

Iniciativa pioneira do Cisbaf no Estado do Rio de Janeiro, a implantação da nova tecnologia nas ambulâncias (básicas e avançadas), a partir de julho de 2016, visa o melhor acompanhamento da assistência prestada aos pacientes socorridos pelo serviço.

  

Instalação de novo sistema de gestão do SAMU 192 Baixada Fluminense

A fim de aprimorar o serviço nos 12 municípios integrantes, o consórcio implantou um novo sistema de gestão na Central de Regulação do SAMU 192 Baixada Fluminense. A tecnologia permitiu maior agilidade e segurança no armazenamento dos dados, bem como melhor monitoramento do serviço em todas as etapas.  

Implantação do 1º Polo Regional Cardiovascular da Baixada Fluminense

O Instituto Nacional de Cardiologia, o Cisbaf e a Prefeitura de Duque de Caxias inauguraram, no dia 26 de agosto de 2014, o Ambulatório Avançado de Anticoagulação no Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, em Duque de Caxias. Esta é a primeira ação do Programa CARDIORREDES-INC para implantação da Rede de Atenção Cardiovascular na Baixada Fluminense.


Capacitação dos Profissionais de Saúde através do Núcleo de Educação Permanente (NEP)

O consórcio, através do NEP, está capacitando profissionais de saúde que atuam na Central de Regulação do Samu Baixada Fluminense e nas bases municipais descentralizadas do Samu. O objetivo é transformar o processo de trabalho, orientado para a melhoria da qualidade dos serviços, bem como para a equidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde.


Instituto Nacional de Cardiologia e Cisbaf lançam na Baixada Programa Cardioredes

O INC e o Cisbaf, em parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias, lançaram no dia 29 de abril de 2014, o Programa Nacional Cardioredes-INC. O evento, realizado no Hospital Municipal Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias, promoveu ainda durante três dias a capacitação de médicos e enfermeiros da atenção básica dos municípios. O hospital será o primeiro polo de referência cardiovascular para pacientes da Baixada.


Registro de Preços

O Cisbaf tem realizado diversos registros de preços com o objetivo de gerar maior economia para os municípios da região. Dentre as licitações, podemos destacar: aquisição de óculos para atender ao Projeto Olhar Brasil; aquisição de materiais e medicamentos para atender prescrições feitas por Determinações Judiciais, casos de emergências e/ou internações; aquisição de insumos para ambulâncias do Samu 192; contratação de empresa para prestação de serviços especializados em manutenção preventiva e corretiva nas ambulâncias do Samu 192, dentre outras.


Capacitação de 150 profissionais a distância

O Cisbaf, o Ministério da Saúde e a UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) vão capacitar mais 150 profissionais (médicos, enfermeiros e odontólogos) que atuam na Estratégia Saúde da Família dos municípios da Baixada Fluminense. O curso, viabilizado com recursos federais, está sendo realizado a distância (EAD), através da Universidade Aberta do SUS – UNASUS.


Contrato de Gestão Associada na Saúde com a Prefeitura de Queimados

O Cisbaf e a Prefeitura de Queimados firmaram, em janeiro de 2014, contrato para prestação de serviços em gestão associada para a operacionalização das funções do município junto ao Serviço Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.


Contrato de Gestão Associada na Saúde com a Prefeitura de Japeri

O Cisbaf e a Prefeitura de Japeri firmaram, no dia 31 de outubro de 2013, contrato de gestão associada na saúde. A parceria inovadora na Baixada Fluminense visa construir uma rede de saúde no município a fim de oferecer mais qualidade no atendimento à população. O trabalho foi iniciado pela Policlínica Itália Franco e a base municipal do Samu, e, posteriormente, se estenderá por todas as unidades.


Parceria com o Instituto Nacional de Cardiologia

O Cisbaf e o Instituto Nacional de Cardiologia assinaram no dia 25 de outubro de 2013, na sede do INC, um convênio de cooperação técnica com o objetivo de elaborar um projeto de expansão das Redes de Atenção Cardiovascular na região. Além de ampliar e qualificar o serviço, o projeto visa ainda estruturar centros de referência em locais estratégicos e capacitar os profissionais municipais de saúde.


Inauguração do Núcleo Regional do Telessaúde da Baixada Fluminense

O Cisbaf inaugurou no dia 22 de agosto de 2013 o Núcleo Regional do Telessaúde da Baixada Fluminense, com sede em Nova Iguaçu. O serviço tem o objetivo de melhorar o atendimento à população na atenção primária, através das equipes de Saúde da Família, aumentando a resolutividade e qualificando os profissionais. Onze municípios – Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica –, contarão com núcleos instalados em locais estratégicos que darão suporte aos profissionais de saúde em casos de dúvidas.


Cisbaf e UERJ firmam parceria de cooperação técnica

O Cisbaf e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro firmaram parceria de cooperação técnica para elaboração de projeto regional de reestruturação e ampliação da atenção básica na Baixada Fluminense. A meta é alcançar, até 2016, 70% da cobertura da estratégia saúde da família. Com o projeto chancelado pela universidade, os prefeitos estão pleiteando junto ao governo federal mais recursos para custeio e incremento do setor.


Inauguração da Nova Central de Regulação do Samu 192 Baixada Fluminense

O Cisbaf inaugurou no dia 12 de julho de 2013 a nova Central de Regulação do Samu 192 da Baixada Fluminense, sediada em Nova Iguaçu. A nova Central ganhou maiores instalações, novos equipamentos e mobiliário. A Central, administrada pelo Cisbaf, recebe todas as ligações realizadas para o 192 na Baixada Fluminense (sendo 12 municípios integrantes). O serviço agora conta com outras novidades: um sistema de GPS para monitoramento de toda a frota, um sistema informatizado de regulação médica para controle de todos os atendimentos realizados e uma linha telefônica exclusiva e um rádio para contato direto com o Corpo de Bombeiros.


Projeto QualiSUS Rede

Programa do Ministério da Saúde com recurso do Banco Mundial, que investirá na implantação de conectividade qualificada e com banda larga nos municípios com o objetivo de melhorar a gestão, interligar as unidades de saúde, facilitar o planejamento de metas e controle.


Projeto Rede Cegonha

Projeto visa a qualificação do atendimento à gestante nas maternidades. O programa do Ministério da Saúde direciona o recurso diretamente aos municípios participantes.


Projeto da Rede de Urgência e Emergência

Projeto desenvolvido pelo Cisbaf em parceria com os municípios e o Governo do Estado visa qualificar o Samu 192 e reforçar o atendimento pré-hospitalar na região.


Capacitação de 300 profissionais a distância

O Cisbaf, o Ministério da Saúde e a UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) firmaram, em outubro de 2010, parceria inovadora que está beneficiando 300 profissionais (médicos, enfermeiros e odontólogos) que atuam na Estratégia Saúde da Família dos municípios da Baixada Fluminense. O curso, viabilizado com recursos federais, está sendo realizado a distância (EAD), através da Universidade Aberta do SUS – UNASUS. 


Construção do Hospital Regional de Queimados

O Ministério da Saúde e o Cisbaf assinaram, em 30 de julho de 2007, convênio para a liberação dos recursos para o início das obras. O Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID) iniciou suas atividades em janeiro de 2011.


Baixada Fluminense recebe apoio internacional para fortalecer a saúde

O Cisbaf firma nova parceria com o Consórcio de Saúde e Social da Catalunha – CSC e o Ministério da Saúde com o objetivo de discutir novos modelos de gestão baseados em metas de desempenho. Os municípios de Japeri e Itaguaí foram escolhidos como pilotos para a implantação do projeto e as experiências alcançadas serão compartilhadas por toda a região.


Convênio com o Consórcio Hospitalar da Catalunha

O Cisbaf assina, em novembro de 2006, termo de cooperação técnica com o Consórcio Hospitalar da Catalunha – CHC, com o foco na organização do sistema a partir de políticas de atenção básica e de inovações no plano dos serviços e das redes de atenção à saúde da Baixada Fluminense. O projeto conta com a parceria do Ministério da Saúde e da Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ.


Capacitação para Gestores de Saúde da Baixada Fluminense

O consórcio realizou o 1º MBA (2007-2008) para gestores de saúde da região. O curso de Especialização em Gestão de Serviços de Saúde foi ministrado pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP e beneficiou 46 profissionais, sem qualquer ônus para os municípios. A capacitação faz parte do convênio assinado entre o Cisbaf, o Ministério da Saúde, a FIOCRUZ / ENSP e o Consórcio Hospitalar da Catalunha - CHC.


Obras em 12 Unidades Pré-Hospitalares

Convênio firmado com o Ministério da Saúde, em outubro de 2006, viabiliza a liberação de recursos para obras de reforma e ampliação em 12 unidades pré-hospitalares na Baixada Fluminense. Foram contempladas com o convênio:
 
UNIDADE MUNICÍPIO
Unidade Mista do Lote XV Belford Roxo
Unidade Mista de Xerém Duque de Caxias
Unidade Mista do Parque Equitativa Duque de Caxias
Hospital Municipal São Francisco Itaguaí
Policlínica Itália Franco Japeri
Unidade Mista Dr. Mario Bueno Mesquita
Unidade Mista do Cabral Nilópolis
Unidade Mista da Chatuba Nilópolis
Unidade Mista Dr. José Muller Nova Iguaçu
Unidade Mista de Éden São João de Meriti
Unidade Mista de Vila São João São João de Meriti
Unidade Mista Dr. José Bueno Lopes Seropédica

 

Aquisição de Equipamentos para 10 Unidades Pré-Hospitalares

Convênio firmado em 2007, entre o Cisbaf e o Ministério da Saúde, viabiliza a aquisição de equipamentos para Unidades Pré-Hospitalares contempladas com o convênio de reforma e ampliação.

Implantação do Serviço Móvel de Urgências - SAMU 192

O consórcio viabiliza a implantação regional do projeto do Ministério da Saúde, em outubro de 2004. Simultaneamente, é instalada a Central de Regulação do referido serviço na Baixada, operada pelo Cisbaf. Foram entregues na ocasião na região: 49 unidades móveis, sendo 37 unidades básicas e 11 unidades avançadas.

Projeto de financiamento de custeio das UPA

Em 2009, realizado projeto de custeio para UPA Belford Roxo, Nilópolis, Japeri, Mesquita, São João de Meriti e Seropédica, aprovado pela CIB e entregue aos municípios para desmembramento e apresentação ao Ministério da Saúde.

Criação de Câmaras Técnicas

As câmaras técnicas têm a finalidade de criar um espaço para discussão e elaboração de propostas e projetos regionais. Participam dos encontros representantes de todos os municípios integrantes do Cisbaf. Câmaras Técnicas já criadas: de Saúde Mental; de Saúde Bucal; de Hipertensão e Diabetes; de Captação de Órgãos, Sangue e Outros Tecidos; de Urgência e Emergência; de Saúde Materno-Infantil; de Assistência Farmacêutica; de Controle e Avaliação; de Informação; de Fisioterapia. Algumas permanecem em atividade.

Implantação da Central de Regulação de Leitos

Seguindo a orientação do Programa de Centrais de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde, o Cisbaf cria em parceria com a SESDEC-RJ, a Central de Regulação de Leitos, em maio de 2001, gerenciando, inicialmente, os leitos de obstetrícia. Posteriormente, amplia a regulação para leitos de UTI, psiquiátricos e procedimentos cardiovasculares, além de atender outras solicitações de outras especialidades. A partir de agosto de 2009, findou-se a parceria e a Central foi transferida para a Secretaria Estadual de Saúde.

Municipalização do Hospital Geral de Nova Iguaçu

O consórcio tem importante atuação no processo de municipalização do hospital de referência para urgências e emergências da região, em abril de 2002. O processo acontece concomitantemente à assinatura de Termo de Compromisso entre os gestores municipais para sua utilização, prevendo protocolos de referência e estabelecimento de leitos de apoio para pacientes que saíssem deste perfil, aumentando o giro de leitos e a sua capacidade operacional.

Centro de Referência Materno-Infantil Parteira Mariana Bulhões

Definição do perfil, equipagem e inauguração da unidade, em novembro de 2002. A unidadeé um centro de referência para gestação de alto risco da região.

Treinamento de Profissionais de Saúde

O consórcio viabilizou, em 2003, capacitação que beneficiou centenas de profissionais de saúde da área médica e administrativa atendendo as determinações do Programa de Humanização do Parto e Puerpério do Ministério da Saúde. O treinamento, realizado em parceria com a Unigranrio e a Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, envolveu profissionais de todos os níveis da atenção, do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, do Programa de Saúde da Família e das maternidades.

Treinamento de re-qualificação no Plano Territorial de Qualificação do Ministério do Trabalho

Realizado em 2003 com recursos do FAT, formando centenas de profissionais em diversas atividades de saúde, em parceria com a Unigranrio, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS e o Instituto Brasileiro de Projetos e Desenvolvimento Institucional - Ibradi.

Elaboração de diversos projetos de captação com recursos extra-orçamentários para os municípios integrantes.


Curso de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria

Uma parceria exitosa com a SESDEC-RJ e a Unigrangrio (Universidade do Grande Rio, em Duque de Caxias), em 2008, capacitando, sem ônus, 36 funcionários efetivos que atuam nestas áreas nos municípios do consórcio com fornecimento de todo o material didático e certificado de conclusão.

Estudo do Idoso

Realizado em 2008 em conjunto com ENSP/FIOCRUZ, levantando as condições socioeconômicas e de saúde dos idosos. Feita amostragem com 800 questionários em vários municípios.

Estudo de Fortalecimento da Atenção Básica

Realizado levantamento em 303 unidades da região, onde foram mapeadas as condições de estrutura, vias de acesso, saneamento básico, recursos humanos, recursos materiais e serviços prestados.

Apoio Técnico à implantação do Samu 192 na Região do Médio Paraíba.


Apoio técnico à implantação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea.


Apoio técnico à implantação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baia da Ilha Grande.


Voltar
Top