Julho
A experiência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense foi tema de palestra no XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado entre os dias 07 e 10 de julho no Centro de Eventos Ulysses Guimarães, em Brasília-DF. Na apresentação, no dia 08, a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, explanou a importância do consórcio na região e seus principais avanços ao longo dos seus 13 anos de atividade.
Para Rosangela Bello, o congresso é uma excelente oportunidade para troca de experiências exitosas. “Estamos em um ano em que muitos municípios brasileiros iniciaram uma nova gestão. Na Baixada Fluminense não foi diferente. Poder mostrar o papel de um consórcio de saúde, compartilhar as nossas conquistas e as possibilidades desse instrumento, como espaço de contínua discussão e construção coletiva de um sistema de saúde integrado e melhor, foi muito importante para fortalecer ainda mais o nosso trabalho na região”, destaca.
O congresso, com o tema central “Responsabilidade interfederativa no SUS: Desafios e agenda dos municípios”, abriu espaço para discutir problemas e propor soluções para a saúde pública brasileira, que ainda enfrenta problemas depois de 25 anos de história. O Conasems também completou 25 anos de história na luta por um SUS público, universal e integral através da cooperação entre municípios, estado e união.
Ao longo dos quatro dias de evento foram desenvolvidas oficinas, seminários, lançamentos de publicações, painéis, mesas redondas e “Café com Ideias” abordando diversos temas ligados à saúde pública e políticas de saúde. Além dessas atividades, o Congresso contou ainda com a feira “Brasil Aqui tem SUS”, onde estandes de diversas instituições expuseram suas experiências e mecanismos de interação com o SUS.
O Congresso do Conasems já se consolidou como um dos maiores e mais importantes da área da saúde pública no Brasil e no mundo, reunindo milhares de gestores municípios e estaduais, trabalhadores, pesquisadores, usuários dos serviços e demais atores que constroem a saúde pública brasileira. Além de promover a troca de experiências, o Conasems procura, dentro e fora de seus congressos, discutir as políticas adotadas pelas esferas federal, estaduais e municipais e o fortalecimento dos municípios.