Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Consórcio lança plataforma de educação on-line com cursos gratuitos

 

Publicado em: 21/08/2020 15:35 | Fonte/Agência: Comunicação Social CISBAF | Autor: Claudia Souza

Whatsapp

 


Pioneirismo poderá capacitar mais de mil profissionais da atenção básica

  

Com o propósito de manter a qualificação da assistência e a capacitação dos profissionais de saúde que atuam na rede pública da Baixada Fluminense, respeitando o distanciamento social, o Cisbaf – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, através do seu Núcleo de Educação Permanente (NEP/CISBAF), lançou nesta quinta-feira (20/08) uma plataforma on-line com cursos gratuitos. A iniciativa, pioneira no estado, poderá beneficiar mais de mil profissionais da atenção básica.

‘Cuidados de Enfermagem na Atenção Básica’ é o primeiro curso disponibilizado, voltado para técnicos de enfermagem. Composto por oito aulas, a programação vai abordar temas diversos, tais como: Sinais Vitais, Aferição Correta da Pressão Arterial, Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Insulinização. Os participantes que atingirem as exigências mínimas serão certificados pelo consórcio.

– Essa iniciativa é mais um serviço que o consórcio está ofertando, sem ônus, aos municípios consorciados que poderão fortalecer a qualificação, manter a atualização e a educação permanente dos profissionais que trabalham na ponta do atendimento junto à população. Só na atenção básica, a região possui mais de mil profissionais que poderão usufruir destes conhecimentos, mas estamos elaborando também conteúdos específicos para as equipes da urgência e emergência – ressalta a secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello.

Os cursos são compostos por aulas teóricas e práticas, com utilização de recursos audiovisuais a fim de enriquecer os conteúdos. Atividades também serão propostas aos participantes para que o aprendizado seja avaliado. A plataforma também permite troca de informações e dúvidas de forma coletiva e individual com a equipe do NEP.