Julho
A Secretaria Municipal de Saúde está promovendo cursos e oficinas de aperfeiçoamento e de capacitação para os funcionários do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI). No dia 05 de julho foram realizados os cursos de Suporte Básico de Vida (SBV), ministrado por fuzileiros navais, e de Biossegurança, Segurança do Trabalho e Higienização e Limpeza do Ambiente Hospitalar. O objetivo dos cursos é realizar uma formação continuada dos profissionais e promover o aprimoramento dos serviços prestados na unidade.
O SBV foi ministrado pelos fuzileiros navais suboficial Antônio Luiz Carneiro de Andrade e o cabo Leandro Fontes Rocha para os funcionários da Maternidade do hospital. Durante o curso, os servidores aprenderam como prestar o primeiro atendimento ao paciente vítima de acidente como, por exemplo, abertura de vias aéreas e ver se o paciente está consciente. Esta ação está inseria no Acolhimento com Classificação de Risco da Rede Cegonha, que está sendo implantada no HGNI.
A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência, em que mulheres, recém-nascidos e crianças têm direito à ampliação do acesso, ao acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal, vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto, realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção, acesso ao planejamento reprodutivo, entre outros.
Já o curso de Biossegurança, Segurança do Trabalho, e Higienização e Limpeza do Ambiente Hospitalar foi destinado a funcionários da empresa prestadora de serviço de limpeza do HGNI e ministrado pelo técnico de Segurança do Trabalho, Felipe Rangel, pelo técnico de Enfermagem do Trabalho, Erasto Mota, e pela chefe de recursos humanos da prestadora de serviço, Suzana Cerqueira. O objetivo é ensinar técnicas e manuseio de materiais e equipamentos durante a higienização da unidade, como por exemplo, varrer o chão apenas com pano úmido, uso diferenciado de cor de luvas para limpar superfície e chão, utilização de produtos em destino certo, utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros.
Para a funcionária Mariana Cristina Barbosa, 27 anos, que há três meses trabalha no HGNI, os treinamento serve para atualizar sobre novas técnicas e também para reforçar o aprendizado. “O curso foi ótimo porque reforçou o treinamento que nós recebemos quando começamos a trabalhar no hospital. No dia a dia, a gente acaba fazendo algumas coisas que não estão certas e o treinamento nos faz lembrar as técnicas que devem ser aplicadas. Às vezes surgem coisas novas e precisamos ficar sabendo. Isso é muito bom para o hospital e inclusive para nossa própria segurança, porque lidamos com materiais cortantes, infectantes, então é bom ficarmos sempre atentos”, frisou Mariana.
De acordo com o diretor do HGNI, Dr. Joé Sestello, a orientação do prefeito Nelson Bornier e do secretário de Saúde Dr. Luiz Antônio Teixeira é procurar sempre valorizar os funcionários do hospital e promover cursos de aperfeiçoamento. “Desde o início da gestão do prefeito Nelson Bornier que estão sendo ministrados cursos e oficinas que visam qualificar e aperfeiçoar ainda mais os profissionais que trabalham no Hospital da Possa. Já foram realizadas oficinas de Acolhimento com Classificação de Risco, de Aleitamento Materno, de Biossegurança, entre outras. A orientação do prefeito Bornier e do secretário Luiz Antônio é oferecer um atendimento digno e humanizado à população e valorizar nossos profissionais”, ressaltou Sestello.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Hospital Geral da Posse / Fotos: Everton Barsan