Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Duque de Caxias ganhou no último sábado (13) a mais moderna maternidade pública do estado

 

Publicado em: 13/06/2020 13:37 | Fonte/Agência: Prefeitura de Duque de Caxias | Autor: Assessoria de Imprensa

Whatsapp

 



    Referência no estado, a Prefeitura de Duque de Caxias inaugurou no último sábado (13), a mais bem equipada e moderna maternidade do estado. A Maternidade de Santa Cruz da Serra, no segundo distrito, que ocupa uma área construída de 4.714 m2 vai atender gestantes com baixo e alto risco de toda Região Metropolitana. No local, as gestantes poderão contar com o atendimento humanizado. A maternidade será entregue à população pelo prefeito Washington Reis e pelo secretário municipal de Saúde Dr. José Carlos de Oliveira.
    A nova maternidade, localizada na Avenida Automóvel Clube, no bairro Santa Cruz da Serra, funcionará com Centro de Parto Normal (CPN) com oito PPPs (unidades de Pré-Parto e Puerpério), uma unidade transfusional, lactário, farmácia, ginecologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social e um laboratório de análises clínicas. No acolhimento das mães, haverá cardiotocografia e classificação de risco.
    A unidade faz parte do programa de melhorias e de expansão dos serviços de saúde, iniciado em 2017, e será aberta em um momento muito importante, onde as atenções estão voltadas pelas autoridades de saúde para o combate ao novo Coronavírus. Hoje, os partos e o acompanhamento das gestantes são realizados no Hospital Municipal Dr. Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. Por mês são realizados na maternidade do HMMRC cerca de 450 partos normais e cesárias. Com a transferência do atendimento para nova maternidade, as enfermarias e demais setores do hospital serão adaptados e equipados para atender pacientes com Covid-19.
    A Maternidade de Santa Cruz da Serra dispõe de um centro cirúrgico com três salas, três ambientes de recuperação pós anestésica (RPA), UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) materna e neonatal. São 20 leitos de neonatal e 10 de UTI materna. Há, ainda, 12 enfermarias com seis leitos cada, uma enfermaria com cinco leitos, e mais três de isolamento, totalizando 80 leitos. Todos os espaços contam com climatização e área para acompanhantes.


Fotos: Gabriel Mendes