Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Queimados tem 49 pontos de vacinação contra a Pólio

 

Publicado em: 06/06/2013 19:38 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Junho


A Secretaria de Saúde de Queimados está disponibilizando 49 pontos de vacinação para a primeira etapa da Campanha Nacional contra a Poliomielite que começa no próximo sábado (8) e vai até o dia 21 de junho. A vacina pode ser encontrada em todas as unidades de saúde do município e ESFs (Estratégia de Saúde da Família). No dia “D” (8/6), todas as unidades básicas de saúde e as praças Nossa Senhora da Conceição e Eucalípitos também estarão com postos volantes; assim como algumas igrejas e escolas do município, com o objetivo de imunizar mais de 10 mil crianças de seis meses a quatro anos e onze meses de idade. A Segunda etapa será em agosto.

De acordo com o cronograma do calendário básico de vacinação, a criança recebe as duas primeiras doses, aos dois e aos quatro meses com a vacina injetável. Já a terceira dose (aos seis meses) e o reforço (aos 15 meses) são via oral (a VOP).

Segundo a coordenadora de imunização da cidade, Andrea Veloso, a campanha também servirá para atualizar a carteira de vacinação das crianças. “Vamos aproveitar a presença para atualizar a caderneta de vacinação, aproveitamos para orientar as mães que esta vacina via oral é recomendada mesmo para as crianças que estejam com, gripe, coriza, rinite ou diarreia”, alertou.

Segundo a secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina, ainda que a vacinação oral da poliomielite, oferece proteção contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2, e 3 e sua eficiência gira em torno de 90 a 95%. Vale lembrar, que não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacinação”, enfatizou. O prefeito Max Lemos e sua esposa, Ana Paula, farão a abertura oficial da Campanha em Queimados no dia “D”, sábado (8), às 9h, no CETHID – Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes, juntamente com a Secretária de saúde.

As ações de vacinação são coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde que tem o objetivo de erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis no território brasileiro. A vacinação é a maneira mais eficaz de evitar diversas doenças imunopreveniveis, como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B, febre amarela, entre outras.