Com o objetivo de
aprimorar o atendimento por telefone e reduzir o tempo de resposta à
solicitação de socorro recebida pelo Samu 192, o NEP – Núcleo de Educação
Permanente da Baixada Fluminense (NEP/CISBAF) promoveu nova capacitação da dos Técnicos
Auxiliares da Regulação Médica (TARM) e operadores de frota que atuam na
Central de Regulação Regional. Além de debaterem casos reais ocorridos no dia a
dia, os profissionais se atualizam sobre novos protocolos e informações
administrativas.
– Nosso trabalho visa
buscar a excelência no atendimento à população que recorre ao Samu 192 Baixada
Fluminense. Daí, a importância de capacitar permanentemente a equipe, principalmente
porque o TARM é o primeiro contato do solicitante ao ligar para o 192. E como
lidamos com pedidos de urgência e emergência, esse profissional precisa estar
preparado para classificar o mais rápido possível a gravidade de cada caso. O
bom atendimento inicial agilizará o direcionamento da ligação ao médico
regulador, que por sua vez, pode solicitar ou não o envio da ambulância. A
partir daí, entra em cena o operador de frota, que precisará ser ágil no
contato com a base municipal descentralizada, onde ficam as ambulâncias, bem
como localizar a viatura disponível mais próxima da ocorrência – explica a
coordenadora do NEP/CISBAF, Dra. Sonia Zimbaro.