O NEP/CISBAF - Núcleo
de Educação Permanente da Baixada Fluminense, dando continuidade ao programa de
excelência ao atendimento à população pelo Samu 192, capacitou, dia 23, a equipe de Técnicos
Auxiliares da Regulação Médica (TARM) e operadores de frota que atuam na
Central de Regulação Regional. Além da atualização de protocolos e informações
administrativas, o encontro visou o aperfeiçoamento do atendimento por
telefone, a fim de reduzir o tempo resposta ao pedido de socorro.
– A requalificação se
faz sempre necessária. Daí o aprimoramento contínuo da equipe. O TARM é o
primeiro contato do solicitante quando liga para o Samu 192. E como lidamos com
solicitações de urgência e emergência, esse profissional precisa estar
preparado para classificar o mais rápido possível a gravidade de cada caso. O
bom atendimento inicial, acelerará o direcionamento da ligação para o médico
regulador, que por sua vez, pode solicitar o envio da ambulância, entrando
em cena o operador de frota, que precisa ser ágil no contato com a base
municipal descentralizada, assim como localizar a ambulância disponível mais
próxima da ocorrência – destaca a coordenadora do NEP/CISBAF, Dra. Sonia
Zimbaro.