Agilizar assistência aos casos graves
na entrada da Emergência é um dos objetivos
Aperfeiçoar o atendimento ao paciente
que chega à emergência do Hospital Geral de Nova Iguaçu. Esse foi um dos
principais objetivos de mais uma capacitação realizada para médicos e
enfermeiros da unidade pelo Núcleo de Educação Permanente da Baixada Fluminense
(NEP/CISBAF), no dia 31 de julho, no auditório do Centro de Estudos do HGNI. O
hospital vem investindo em mecanismos a fim de qualificar permanentemente a
assistência ao paciente, e agilizar a identificação dos casos mais graves que
precisam de cuidados emergenciais. As aulas fazem parte da parceria firmada
entre a direção do HGNI, a Escola de Governo da Prefeitura de Nova Iguaçu e o NEP/CISBAF.
A aula, ministrada pela coordenadora
do NEP/Cisbaf, Dra. Sonia Zimbaro, relembrou a Política Nacional de Atenção às
Urgências, bem como as principais portarias ministeriais sobre o tema. Zimbaro
explica que em um hospital com emergência aberta funcionando 24 horas, todos os
dias da semana, é fundamental que toda a equipe esteja preparada para atuar
estrategicamente, a fim de organizar, otimizar e ofertar um atendimento
humanizado ao paciente.
– É importante acentuar que todos os
profissionais de saúde fazem acolhimento, entretanto, nas “portas de entrada”,
os serviços de saúde podem demandar a atuação de uma equipe multidisciplinar preparada
para promover o primeiro contato com o usuário, identificando sua demanda,
orientando-o quanto aos fluxos internos do serviço e quanto ao funcionamento da
rede de saúde local. O mais importante é que todos os pacientes recebam o
atendimento e encaminhados para acompanhamento na atenção básica, quando for o
caso – analisa a coordenadora.
Dr. Kelson Cruz, é um dos chefes da
equipe de emergência do HGNI, e afirma que a classificação de risco melhora o
direcionamento do paciente dentro dos setores do hospital. “Essa avaliação
inicial é de suma relevância, pois avalia a gravidade do caso e o nível de urgência
para que o paciente seja atendido. Achei a aula de extrema importância para
todos os profissionais que atuam na ‘linha de frente’ na emergência. Isso
porque até mesmo o recepcionista que preenche os dados do paciente pode ajudar
a identificar um quadro grave, direcionar este paciente para um atendimento
imediato e salvar a sua vida. Esta parceria do município com o Cisbaf é ótima,
e quem ganha é a população de toda a região”.