Em parceria com a Escola
de Governo de Nova Iguaçu, curso visa aprimoramento
Profissionais do HGNI - Hospital Geral
de Nova Iguaçu (enfermeiros, técnicos em enfermagem, pessoal administrativo,
maqueiros, assistentes sociais, controladores de acesso, dentre outros)
marcaram presença no curso de capacitação “Acolhimento e Humanização” na tarde
desta terça-feira (26), no Centro de Estudos do HGNI. Promovido pelo Núcleo de
Educação Permanente da Baixada Fluminense (NEP/CISBAF), em parceria com a
Escola de Governo de Nova Iguaçu, a aula foi ministrada pela cardiologista e
coordenadora do NEP/CISBAF, Dra. Sonia Zimbaro, e pela enfermeira do NEP/CISBAF,
Ana Lucia Guimarães. O objetivo do curso é aprimorar o atendimento à população
que procura o hospital.
De maneira prática, mesclando
conceitos e exemplos do dia a dia, Dra. Sonia Zimbaro abordou as principais
formas para se implantar e dar continuidade ao acolhimento dentro do ambiente
hospitalar. Durante a sua apresentação, a especialista destacou a relevância do
envolvimento e compromisso de toda a equipe multidisciplinar na construção deste
trabalho para que a excelência na assistência seja alcançada.
– É fundamental que todos os
profissionais que constituem essa equipe de acolhimento entendam, falem e
pratiquem as mesmas condutas. Um procedimento realizado de maneira equivocada
pode gerar desgaste, desorganização no atendimento e até mesmo erro durante o
processo de atendimento do paciente – explica Zimbaro.
Ao final do treinamento, vários
profissionais elogiaram a iniciativa. “Para mim foi uma experiência bem
interessante. O curso de uma maneira geral foi muito bom e certamente vou levar
esse conhecimento para o meu grupo de trabalho. É um conhecimento importante
para todo profissional que atua na saúde. Esse curso traz uma experiência
diferenciada para o nosso trabalho. E quero parabenizar a Dra. Sonia pela
palestra, o Dr. Joé, a enfermeira Luciana e o Cisbaf pela iniciativa”, enfatiza
o coordenador do Samu 192 Nova Iguaçu, Délio Barbosa de Sá.
A professora
e supervisora de campo de estágio do HGNI, Isabel Cristina Cross, destacou a
possibilidade de verem no curso situações que vivenciam no dia da dia da
unidade. “O curso foi muito importante, porque puderam tirar dúvidas da rotina
do atendimento. Por exemplo, esta semana, um médico prescreveu uma medicação
que não era possível ser administrada ao paciente. A equipe identificou imediatamente
a situação e buscou a solução. Nesta capacitação eles tiveram a chance de ver na
prática como podem ajudar a melhorar esse acolhimento e o atendimento
humanizado.”