Maio
Os alunos-pacientes da Classe Hospitalar do Hospital da Posse fizeram uma linda homenagem para suas mamães, familiares e para a equipe de Enfermagem da unidade na quinta-feira, 09 de maio, em homenagem ao Dia das Mães e o Dia Mundial da Enfermagem, que será no próximo domingo, 12. O evento foi realizado no setor de Pediatria do hospital. Este ano o tema foi: “Mamãe meu amor”.
As crianças fizeram trabalhinhos dirigidos sobre o tema que ficaram expostos no setor. Às 14h, foram feitas as homenagens e as mamães, bem como a equipe de enfermeiros, técnicos e auxiliares receberam um porta-retrato e rosas oferecidas pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior. O pastor José Mauro, da I Igreja Batista do Bairro da Luz fez uma oração e, em seguida, foi servido um chá para os participantes da festa.
“O período de internação de uma criança é sempre muito difícil não apenas para eles mas também para seus familiares. O trabalho desenvolvido pela Classe Hospitalar resgata um pouco da vivência da criança fora da unidade, proporcionando a elas situações que seriam vivenciadas fora do hospital. Toda criança quer homenagear sua mãe, sua família. É importante que a criança tenha contato com o mundo exterior e a escolinha do hospital proporciona isso”, afirmou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior.
Mas se engana quem pensa que a “Classe Hospitalar” é lazer. A professora responsável pelo projeto, Luciene Braga faz questão de proporcionar aos pacientes-alunos experiências e vivências de aprendizagem e fortalecer a manutenção dos vínculos escolares, mantendo o elo entre o aluno e sua escola de origem. As crianças que estão matriculadas na rede regular de ensino podem trazer os livros didáticos e fazer os deveres com o acompanhamento e supervisão da professora.
“Nossa Classe Hospitalar é uma continuidade da escola formal. Temos atividades de lazer, mas sempre ligadas ao ensino. A escola é um fator externo a patologia, então, é um vínculo que a criança mantém com seu mundo exterior. A escolarização através da Classe Hospitalar desenvolve no aluno-paciente uma oportunidade de ligação com os padrões de vida cotidiana, garantindo um vínculo entre a criança e o ambiente escolar. É uma forma da criança continuar aprendendo e, quando tiver alta, não ter dificuldades na escola”, esclarece a professora Luciene Braga.
De acordo com o diretor do HGNI, Dr. Joé Sestello, a Classe Hospitalar tem uma importância muito grande na vida das crianças que passam pela internação. “A Classe Hospitalar é uma continuidade da escola e mantém o vínculo entre a criança e o mundo exterior. Buscamos sempre proporcionar ao aluno-paciente atividades que eles participariam se estivessem fora do hospital, respeitando, sempre, a patologia de cada um. A criança precisa manter contato com o mundo exterior e a Classe Hospitalar proporciona isso a ela. Além de ensinamento, também é um momento de lazer”, ressaltou.
O projeto da Classe Hospitalar do HGNI completa em agosto sete anos e tem como objetivo dar continuidade à escolaridade formal, mantendo a sistematização da aprendizagem, promovendo o desenvolvimento e contribuindo para a reintegração à escola após a alta hospitalar. O tema que está sendo desenvolvido este ano é “7 Anos, 7 Cores, 7 Notas”, baseado no centenário de nascimento de Vinícius de Moraes, o Poetinha, além da obra do pintor Romero de Britto.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Hospital Geral da Posse / Fotos: Everton Barsan