O Samu de São João de Meriti recebeu, nesta quinta-feira (24), aparelhos celulares de última geração, que serão usados pelas equipes que trabalham nas ambulâncias do SAMU 192 baseadas no município. Os novos aparelhos foram adquiridos e distribuídos pelo Cisbaf, responsável pela gestão da Central de Regulação do serviço. A entrega foi feita pela secretária-executiva do consórcio, Rosangela Bello, à secretária municipal de Saúde, Marcia Lucas, e ao superintendente do Samu na cidade, Luiz Felipe Silva.
Agilidade no atendimento
Além da tecnologia mais moderna e internet mais ágil, os celulares vão possibilitar que as equipes façam grupos de trabalho, facilitando a comunicação entre si e com a central, em Nova Iguaçu. Outra vantagem é que os novos aparelhos possuem um recurso de localização. De acordo com Rosangela Bello, São João de Meriti foi a primeira base a ser beneficiada pela troca dos equipamentos. Os próximos municípios serão Japeri, Queimados e Nova Iguaçu.
"Esse investimento é fundamental para reduzir ainda mais o tempo de resposta ao chamado dos pacientes. Quanto menor o tempo entre a ligação e a chegada da ambulância com todos os recursos, melhor será a qualidade do atendimento. Essa é meta que a gente persegue no Samu", afirma a secretária-executiva do Cisbaf.
Para a secretária Marcia Lucas, a chegada dos novos aparelhos será muito útil para tornar ainda mais eficiente o trabalho das equipes do Samu.
"Modernizar esse espaço foi uma das primeiras medidas do prefeito Dr. João quando assumiu o governo. Agora, nossos profissionais trabalham incessantemente para atender a população. E todo investimento é bem-vindo para que as equipes possam cumprir a missão de salvar vidas", diz.
A base, que foi completamente reestruturada pelo novo governo, possui seis ambulâncias, duas para assistência de alta complexidade. De janeiro a agosto, foram registrados 3.832 atendimentos. Em todo o ano passado, o total foi de 2.575.
"Tecnologia de ponta é importante para reduzir o tempo resposta do atendimento aos munícipes de Meriti", garante o superintendente Felipe.
Recentemente, cada ambulância também passou a contar com um tablet para redução no tempo de atendimento ao solicitante. A tecnologia, também implantada pelo Cisbaf, oferece inúmeras vantagens, como agilidade na transferência de informação do paciente à equipe socorrista, padronização dos dados preenchidos, possibilidade de armazenar todos os procedimentos e medicamentos administrados durante o atendimento, bem como monitoramento em tempo real das ambulâncias e equipes.