Incremento visa reduzir
tempo de atendimento aos pacientes e, com isso, salvar mais vidas
Inovações tecnológicas chegaram ao
Serviço de Atendimento Médico de Urgência e Emergência – Samu 192 do município
de Japeri a fim de aprimorar o serviço prestado à população. Na manhã de
quarta-feira (23) foram entregues às equipes tablets e na quinta-feira (24) novos
aparelhos de celular foram distribuídos. A implantação de tablets no Samu é uma
iniciativa pioneira do Cisbaf – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada
Fluminense no estado do Rio de Janeiro. Com os equipamentos, é possível reduzir
o tempo-resposta no atendimento às ocorrências, elevando as chances de salvar mais
vidas.
Para utilização do tablet foi
realizado um treinamento pelo assistente de Tecnologia da Informação do Cisbaf,
Vinicius Deodoro. Ele mostrou os recursos do aparelho e os profissionais
fizeram diversas simulações, podendo constatar a facilidade no seu manuseio. Segundo
Deodoro, com a nova tecnologia, os profissionais passam a contar com maior
agilidade no preenchimento dos dados realizados durante todo o atendimento. As
informações anexadas alimentam em tempo real o sistema de gestão do Samu 192 Baixada
Fluminense.
– Toda
tecnologia para melhorar o atendimento à população é muito bem-vinda. Espero
que a agilidade no atendimento possa salvar mais vidas – disse o prefeito, Carlos
Moraes, acompanhado pelo secretário de Saúde, Charles Gonçalves, que também
elogiou o aprimoramento do serviço.
Do treinamento participaram médicos,
enfermeiros, técnicos em enfermagem, operadores de frota, bem como os
coordenadores do Samu Japeri, Elisângela Lira de Lima e José Camargo de
Oliveira. O município conta com uma ambulância avançada e uma básica, e realiza
mensalmente cerca de 200 atendimentos.
Tecnologias aprimoram
serviço
O Cisbaf, que administra a Centra de
Regulação do serviço em 12 municípios da Baixada vem, sistematicamente,
investindo em novas tecnologias para melhorar a prestação do serviço ao
cidadão. Em 2016, um novo e moderno sistema de gestão foi instalado,
permitindo, inclusive, acompanhar em tempo real o deslocamento das ambulâncias.
A modernização também está
viabilizando outros importantes benefícios à gestão do serviço como,
organização e agilidade no preenchimento do formulário, padronização das
informações alimentadas no sistema online, gerando mais segurança aos
profissionais e pacientes já que todos os dados estarão armazenados em um
servidor para futuras consultas. A avaliação do paciente no momento do socorro,
os horários e cada conduta realizada pela equipe de saúde será registrada no
aparelho. Os tablets também contam com GPS e aplicativo de trânsito e navegação.
E, nos casos de remoção hospitalar, o nome do hospital e do profissional que recepcionar
o paciente será registrado, possibilitando à Central de Regulação acompanhamento
das ocorrências do começo ao fim.