Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Cisbaf reúne secretários de Saúde e coordenadores municipais de urgência

 

Publicado em: 09/03/2013 17:46 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Março

Secretários de Saúde, coordenadores de Urgência e Emergência e diretores dos hospitais de grande porte da Baixada Fluminense se reuniram no dia 07, na sede do Cisbaf, para discutirem assuntos diversos para a melhoria do serviço. O encontro contou com a apresentação da Rede de Atenção às Urgências (RAU), ministrada pelo coordenador estadual de Urgência e Emergência, Dr. Daniel S. Junior.

O coordenador regional do Samu Baixada, Antonio Dieb, realizou a distribuição de novos celulares e chips aos municípios para uso nas ambulâncias e hospitais de grande porte. Os aparelhos visam melhorar e agilizar a comunicação entre a Central de Regulação, os hospitais e os profissionais das viaturas durante a assistência. Com o objetivo de reduzir significativamente os custos, o consórcio elaborou uma lista de materiais usados nas ambulâncias para compra regional via licitação a ser realizada pelo Cisbaf. Os coordenadores presentes também receberam um relatório com dados obtidos a partir do novo sistema implantado na central do Samu. Dieb aproveitou a oportunidade para informar que o consórcio ainda aguarda a liberação do recurso federal para dar início às obras da Central de Regulação do Samu, já depositados no município de Nova Iguaçu, desde o ano passado.  

O secretário de Saúde de Japeri e presidente do Conselho Técnico do Cisbaf, Fabio Volnei, deu as boas vindas ao grupo e relatou as recentes iniciativas tomadas pela região. Destacou ainda a importância da construção da rede de atenção às urgências para a liberação de novos investimentos por parte do Ministério da Saúde.

O coordenador estadual de Urgência e Emergência, Daniel S. Junior, iniciou sua apresentação explicando as Portarias ministeriais publicadas referentes à construção da rede de assistência. Especificamente sobre a rede de urgência e emergência foi publicada a Portaria MS nº 1600, em 07 de julho de 2011, que reformula a função do serviço. Segundo o técnico, a nova Portaria visa “articular e integrar todos os equipamentos de saúde com o objetivo de ampliar o acesso humanizado e integrado aos usuários em situações de urgência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna.”

Daniel destacou que protocolos semelhantes precisarão ser elaborados e implantados em todas as unidades de saúde da região que farão parte de uma grande rede de assistência que passará a ser regulada por uma central em nível estadual. No entendimento do ministério, as Regiões Metropolitana I e II funcionarão integradas e passarão a ser reguladas por uma única central que contará com profissionais de todos os municípios.

O técnico apresentou os novos recursos do MS previstos para investimentos no Samu e nas UPAs que estiverem também qualificadas. Esses recursos, em alguns casos, praticamente dobram de valor. A RAU também destacou os principais nós (desafios) encontrados na região, como recursos humanos, infraestrutura e processos (ausência de protocolos e fluxos).

Ao final da apresentação, os presentes tiraram dúvidas e questionaram o estado sobre alguns avanços necessários, como a padronização dos salários dos profissionais da região e a continuidade das obras de construção do Hospital Regional de Queimados.     

Faça o download da apresentação do FORUM DE PLANEJAMENTO da REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA METROPOLITANA