A coordenadora do
Núcleo de Educação Permanente da Baixada Fluminense (NEP/Telessaúde/Cisbaf),
Dra. Sônia Zimbaro, esteve nesta terça-feira (11) com o coordenador do NEP de
Belford Roxo, João Batista, para uma visita técnica. E nesta quarta-feira (12)
a enfermeira do NEP/Telessaúde/Cisbaf, Ana Guimarães da Cruz, promoveu o
treinamento da equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município para
uso da plataforma do Telessaúde.
Durante o encontro, os
profissionais se cadastraram e aprenderam a usar a ferramenta, que se trata de
uma plataforma colaborativa onde os profissionais de saúde da atenção básica
podem registrar suas dúvidas sobre qualquer atendimento realizado na unidade.
As perguntas são respondidas posteriormente, de maneira assíncrona, pela equipe
do NEP/Telessaúde Baixada Fluminense.
Para Zimbaro, a visita
ao município é uma excelente oportunidade para conhecer as equipes e mostrar os
benefícios da ferramenta. “As visitas técnicas realizadas nos municípios são de
vital importância pois temos a possibilidade de capacitar, informar, unificar e
divulgar junto a todos os profissionais de saúde da atenção básica as vantagens
do uso e os recursos da plataforma Telessaúde. Quanto mais profissionais da
Baixada Fluminense utilizarem o Telessaúde, mais engrandeceremos o trabalho
realizado pelo núcleo regional”, destaca.
As Clínicas da Família e/ou
Unidades de Atenção Básica são a porta de entrada ao Sistema Único de Saúde
(SUS). São nestas unidades que os pacientes devem fazer seus atendimentos
rotineiros e mesmo os portadores de doenças crônicas, como diabetes,
hipertensão arterial e obesidade, podem e devem ser acompanhados pela equipe de
ESF, evitando, dessa forma, o excesso de encaminhamento ao médico especialista,
bem como a peregrinação do paciente para agendar a consulta. “Se esse paciente
é avaliado e orientado pela equipe da atenção básica permanentemente, não haverá
complicação da doença, nem internação, ou seja, o município gastará muito menos
recursos e o paciente terá melhor qualidade de vida. E, em casos específicos,
quando surgir uma dúvida durante a assistência, oferecemos todo o suporte
informacional, através do Telessaúde. Na maior parte das vezes, obter a segunda
opinião é o suficiente para dar a resolutividade necessária ao atendimento na
própria unidade”, explica a coordenadora.
O Telessaúde é um programa federal, implantado
na Baixada Fluminense através do Cisbaf, em agosto de 2013.