Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Enfermeiros de Magé aprendem a usar a plataforma Telessaúde

 

Publicado em: 28/03/2017 16:34 | Fonte/Agência: Comunicação / Cisbaf | Autor: Claudia Souza

Whatsapp

 

 

Um grupo de enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família do município de Magé participou de uma apresentação da plataforma Telessaúde, na manhã desta terça-feira (28), na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu. A ferramenta visa apoiar os profissionais em caso de dúvidas ou necessidade de uma opinião especializada durante o atendimento aos pacientes nas unidades de saúde. Fundamental na estruturação da atenção básica, o Telessaúde é um programa federal e foi implantado, através do Cisbaf, em 11 municípios da região.  

No encontro, a coordenadora do Telessaúde Regional Baixada, Dra. Sônia Zimbaro, mostrou o funcionamento em tempo real da plataforma, onde são cadastrados os profissionais da saúde e registradas as perguntas que serão respondidas posteriormente pela equipe técnica do Núcleo Regional do Telessaúde Baixada, baseado no consórcio. O treinamento contou com a parceria do Núcleo do Telessaúde Rio de Janeiro – UERJ. “Oferecemos o serviço de teleconsultoria, mas pela ferramenta é possível ter acesso aos cursos e palestras gratuitas. O programa vem melhorar a qualidade dos serviços prestados na atenção primária, aumentar a resolutividade, diminuir o custo de saúde através da qualificação profissional, reduzir a quantidade de deslocamentos desnecessários dos pacientes aos médicos especializados e incrementar as ações de prevenção de doenças”, acrescenta.  

Para o coordenador do Núcleo de Telessaúde de Magé, Júlio César Gomes Bezerra, o encontro foi fundamental para valorizar os profissionais presentes, a fim de entenderem a importância da política de educação continuada e do uso da plataforma do Telessaúde. “Vejo esse encontro como uma maneira de valorizar os profissionais, fazer com que entendam a importância da politica de educação continuada e do uso da plataforma. Como a maioria da equipe tem formação generalista e possui pouca experiência na área técnica, então, a ferramenta será uma estratégica aliada para os profissionais quando surgirem as dúvidas durante o atendimento aos pacientes. Dessa forma, não sobrecarregaremos a média e alta complexidade, pois, pela teleconsultoria, será possível sanar estas questões dentro da própria unidade de saúde”, destaca Júlio César.

Segundo Bezerra, a nova gestão está apoiando as equipes a fim de oferecer um trabalho de excelência à população. A prefeitura também disponibilizou um ônibus para o translado, mostrando o seu interesse e comprometimento. Júlio César ainda elogiou o acolhimento da equipe do NEP Regional, sua estrutura e o aprendizado.

            Ao final da explanação, o grupo foi conhecer as dependências da Central de Regulação do Samu Baixada Fluminense. Durante a visita, a coordenadora médica, Dra. Simone Maçana, falou sobre a operacionalização e as responsabilidades de cada profissional da Central que atende 12 municípios da região.