Um grupo de enfermeiros da Estratégia
de Saúde da Família do município de Magé participou de uma apresentação da
plataforma Telessaúde, na manhã desta terça-feira (28), na sede do Consórcio
Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu. A ferramenta
visa apoiar os profissionais em caso de dúvidas ou necessidade de uma opinião
especializada durante o atendimento aos pacientes nas unidades de saúde.
Fundamental na estruturação da atenção básica, o Telessaúde é um programa federal
e foi implantado, através do Cisbaf, em 11 municípios da região.
No encontro, a coordenadora do
Telessaúde Regional Baixada, Dra. Sônia Zimbaro, mostrou o funcionamento em
tempo real da plataforma, onde são cadastrados os profissionais da saúde e
registradas as perguntas que serão respondidas posteriormente pela equipe
técnica do Núcleo Regional do Telessaúde Baixada, baseado no consórcio. O
treinamento contou com a parceria do Núcleo do Telessaúde Rio de Janeiro – UERJ. “Oferecemos o serviço de
teleconsultoria, mas pela ferramenta é possível ter acesso aos cursos e
palestras gratuitas. O programa vem melhorar
a qualidade dos serviços prestados na atenção primária, aumentar a
resolutividade, diminuir o custo de saúde através da qualificação profissional,
reduzir a quantidade de deslocamentos desnecessários dos pacientes aos médicos
especializados e incrementar as ações de prevenção de doenças”, acrescenta.
Para o coordenador do Núcleo de
Telessaúde de Magé, Júlio César Gomes Bezerra, o encontro foi fundamental para
valorizar os profissionais presentes, a fim de entenderem a importância da
política de educação continuada e do uso da plataforma do Telessaúde. “Vejo
esse encontro como uma maneira de valorizar os profissionais, fazer com que
entendam a importância da politica de educação continuada e do uso da plataforma.
Como a maioria da equipe tem formação generalista e possui pouca experiência na
área técnica, então, a ferramenta será uma estratégica aliada para os
profissionais quando surgirem as dúvidas durante o atendimento aos pacientes.
Dessa forma, não sobrecarregaremos a média e alta complexidade, pois, pela
teleconsultoria, será possível sanar estas questões dentro da própria unidade
de saúde”, destaca Júlio César.
Segundo Bezerra, a nova gestão está
apoiando as equipes a fim de oferecer um trabalho de excelência à população. A
prefeitura também disponibilizou um ônibus para o translado, mostrando o seu
interesse e comprometimento. Júlio César ainda elogiou o acolhimento da equipe
do NEP Regional, sua estrutura e o aprendizado.
Ao
final da explanação, o grupo foi conhecer as dependências da Central de
Regulação do Samu Baixada Fluminense. Durante a visita, a coordenadora médica,
Dra. Simone Maçana, falou sobre a operacionalização e as responsabilidades de
cada profissional da Central que atende 12 municípios da região.