Cisbaf leva nova
tecnologia ao município para modernizar assistência
O Serviço de Atendimento Móvel de
Urgência (SAMU 192) do município de Itaguaí agora conta com tablets para
agilizar e modernizar a assistência aos solicitantes. Os equipamentos foram
entregues pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf)
nesta terça-feira (31), na base descentralizada do município, onde também foi
realizado o treinamento de toda a equipe envolvida no serviço (enfermeiros,
técnicos em enfermagem e condutores). A iniciativa do consórcio é pioneira no
Estado do Rio de Janeiro.
Segundo o coordenador Assistencial da
Central de Regulação do Samu 192 Baixada Fluminense, Ricardo Mangabeira, a
implantação dos equipamentos foi um sucesso e a recepção por parte da equipe
foi muito positiva. “No próximo encontro vamos acompanhar os profissionais em
um atendimento real para que possam, na prática, utilizar a ferramenta, desde a
chegada da ocorrência até o encerramento da mesma”, explica Mangabeira.
Durante o treino, o assessor de
Informática do Cisbaf, Vinicius Deodoro, apresentou os recursos
disponibilizados pelo tablet, bem como mostrou de forma didática o seu uso
passo a passo. O assessor que também acompanha de perto o funcionamento do
sistema de gestão da Central de Regulação do Samu 192 Baixada Fluminense,
garante que a tecnologia reduz significativamente o tempo-resposta, ou seja, o
tempo de atendimento ao paciente. “O sistema interno de gestão monitora toda a
performance de atendimento da equipe interna da Central, e o tablet vai nos dar
em tempo real como a ocorrência estará sendo realizada”, acrescenta.
O coordenador do Samu Itaguaí, Diego
da Silva Serafim, participou do treinamento e se mostrou muito entusiasmado com
o avanço que os tablets possibilitarão ao serviço. O município de Itaguaí dispõe de duas
ambulâncias: uma básica e uma avançada.