Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Projetos regionais da Baixada serão apresentados ao ministro da Saúde

 

Publicado em: 15/01/2017 12:32 | Fonte/Agência: Comunicação / Cisbaf | Autor: Claudia Souza

Whatsapp

 


Os novos secretários de Saúde da Baixada Fluminense definiram na primeira reunião do Conselho Técnico do Cisbaf, realizada no dia 11, na sede do consórcio, a relação de projetos prioritários para a região (Plano Diretor Regional – PDR). O Plano será apresentado ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, no dia 18, em Brasília.

No encontro, antigos problemas da Baixada voltaram a ser discutidos, como o alto déficit de leitos hospitalares, a recontratualização do Hospital Geral de Nova Iguaçu e do Hospital Moacyr do Carmo (Duque de Caxias), a construção do Hospital de Queimados, a informatização das unidades de saúde, etc.

Outros projetos, já apresentados ao ministério da saúde, também fazem parte do pacote de solicitações: conclusão do Hospital Juscelino Kubitschek (Nilópolis), do Hospital de Crônicos (Duque de Caxias) e da Policlínica Itália Franco (Japeri), a contratualização imediata de 874 leitos de maternidade, custeio das unidades de pronto-atendimento 24 horas, reabertura do Hospital Iguaçu, bem como a regulação dos leitos hospitalares federais.

A secretária executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, destacou a solicitação de reposição de ambulâncias do Samu, em função do grande desgaste da frota existente. A última liberação de viaturas pelo governo federal ocorreu há dois anos. Bello ainda falou da importância da qualificação das bases municipais descentralizadas, que trará maior aporte financeiro para as prefeituras no custeio das despesas do serviço. Durante o encontro, a secretária também entregou aos gestores a relação de registros de preços vigente realizada pelo Setor de Licitação do Cisbaf.

Os secretários presentes ainda pontuaram a necessidade de reposição de mobiliário e equipamentos em algumas unidades de saúde. Este pedido será encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Ao final da reunião, a diretora de projetos do Cisbaf, Dra. Marcia Cristina Ribeiro, apresentou diversas informações do Observatório de Saúde (informações geradas a partir da análise dos dados do sistema de gestão do Samu Baixada).