O saldo dos três primeiros dias de Campanha de vacinação contra a Influenza foi positivo em Duque de Caxias. De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, oito mil pessoas já foram imunizadas. Entretanto, a maioria deverá ser vacinada no sábado (20/4) quando será realizado o Dia D de combate à gripe. A meta é vacinar 100 mil moradores até o dia 26, quando termina o programa do Ministério da Saúde. Para atender a idosos, gestantes, crianças (de seis a dois anos), mulheres no período pós-parto (até 45 dias), trabalhadores da área de saúde e portadores de doenças crônicas, a prefeitura reforçou o atendimento nas unidades de saúde e instalará tendas nas praças do Pacificador, Humaitá e Roberto da Silveira. A Praça da Mantiquira, no bairro Xerém e a Igreja próxima à Praça de Imbariê também estão na programação.
Quem pretende se imunizar no Dia D, deve ficar atento aos documentos necessários para agilizar o atendimento como destacou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Maria das Graças Lana Jorge. “A nossa expectativa é a melhor possível. A vacina da gripe é de uma eficácia fantástica. Desde 2009, quando o Ministério da Saúde deu início à campanha, percebemos uma diminuição significativa da morbidade e das complicações decorrentes da doença. Estamos trabalhando para receber uma grande demanda e bater nossa meta”, concluiu.
Serviço
Evento: Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza.
Local: Postos de saúde de Duque de Caxias.
Período: até 26 de abril
Público-alvo: Crianças de seis meses a dois anos, gestantes, mulheres no período pós-parto (até 45 dias), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde e portadores de doenças crônicas (de 2 a 59 anos).
Evento especial: Dia da Mobilização Nacional (Dia D)
Data: 20 de abrilHorário: 9h às 17 horas.
Locais: Postos de saúdes do município e nas tendas montadas pela Secretaria Municipal de Saúde nas praças Roberto da Silveira, Pacificador, Humaitá, Mantiquira e na Igreja próxima à Praça de Imbariê.
Texto: Assessoria de Comunicação Duque de Caxias / Fotos: George Fant