Os profissionais do Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dos municípios de Belford Roxo e Queimados
a partir de agora contam com um importante aliado tecnológico: o uso de
tablets. Os novos equipamentos foram entregues nesta última segunda e terça-feira
(19 e 20) na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, em
Nova Iguaçu, onde acontecem os treinamentos das equipes. O uso dos aparelhos
permitirá a redução do tempo de atendimento aos pacientes, possibilitando o
salvamento de mais vidas.
A nova tecnologia, implantada inicialmente
em Nova Iguaçu no final de julho, já comprova bons resultados. Segundo a
diretora de Projetos do Cisbaf e membro do Colegiado Gestor do Samu Baixada
Fluminense, Dra. Marcia Cristina Ribeiro, o município registrou redução de 44
minutos no tempo de socorro. Para a região, isso representa um avanço
fundamental.
– O Cisbaf, que administra a Centra de
Regulação do serviço em 12 municípios da Baixada vem, sistematicamente,
investindo em novas tecnologias para melhorar a prestação do serviço ao
cidadão. Esse ano um novo e moderno sistema de gestão foi instalado,
permitindo, inclusive, acompanhar em tempo real o deslocamento das ambulâncias.
E de julho para cá, estamos implantando, em uma iniciativa inovadora no Estado
do Rio, os tablets nas viaturas. Mesquita e Nilópolis também receberam recentemente
os equipamentos. Dessa forma, poderemos ofertar assistência pelo 192 de forma
mais eficaz e rápida, elevando, significativamente, as chances de salvar mais vidas
– destaca.
A técnica de enfermagem Maria das
Graças da Silva, do Samu Queimados, endossa as vantagens. “Com o uso do tablet
vamos conseguir chegar mais rápido ao local da solicitação porque o aparelho conta
com aplicativo waze. Essa novidade tecnológica vai aumentar a chance de salvar
a vida do paciente. Sem dúvida vai tornar o serviço mais eficiente”, observa.
Durante o treinamento, os
profissionais fizeram diversas simulações nos próprios equipamentos e puderam
constatar a facilidade no seu manuseio. A técnica em enfermagem Simone Ribeiro
da Costa, do Samu Queimados, elogiou a iniciativa do consórcio, a facilidade em
cadastrar os dados do atendimento em tempo real e acredita que o investimento
irá facilitar o trabalho de todos os profissionais.
A modernização também está
viabilizando outros importantes benefícios à gestão do serviço como,
organização e agilidade no preenchimento do formulário, padronização das
informações alimentadas no sistema online, mais segurança para profissionais e
pacientes, já que todos os dados estarão armazenados em um servidor para
futuras consultas. Além da avaliação do estado do paciente no momento do socorro,
o sistema via tablet ainda monitorará os horários durante toda a assistência, a
conduta realizada pela equipe e, em caso de remoção hospitalar, o nome do
hospital e do profissional que o recepcionará, bem como o rastreamento via GPS,
possibilitando maior amparo das equipes e acompanhamento em tempo real de cada
ocorrência.