Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Mais tecnologia no Samu de Belford Roxo e Queimados

 

Publicado em: 21/09/2016 13:11 | Fonte/Agência: Comunicação / Cisbaf | Autor: Claudia Souza

Whatsapp

 


Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dos municípios de Belford Roxo e Queimados a partir de agora contam com um importante aliado tecnológico: o uso de tablets. Os novos equipamentos foram entregues nesta última segunda e terça-feira (19 e 20) na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, em Nova Iguaçu, onde acontecem os treinamentos das equipes. O uso dos aparelhos permitirá a redução do tempo de atendimento aos pacientes, possibilitando o salvamento de mais vidas.

A nova tecnologia, implantada inicialmente em Nova Iguaçu no final de julho, já comprova bons resultados. Segundo a diretora de Projetos do Cisbaf e membro do Colegiado Gestor do Samu Baixada Fluminense, Dra. Marcia Cristina Ribeiro, o município registrou redução de 44 minutos no tempo de socorro. Para a região, isso representa um avanço fundamental.

– O Cisbaf, que administra a Centra de Regulação do serviço em 12 municípios da Baixada vem, sistematicamente, investindo em novas tecnologias para melhorar a prestação do serviço ao cidadão. Esse ano um novo e moderno sistema de gestão foi instalado, permitindo, inclusive, acompanhar em tempo real o deslocamento das ambulâncias. E de julho para cá, estamos implantando, em uma iniciativa inovadora no Estado do Rio, os tablets nas viaturas. Mesquita e Nilópolis também receberam recentemente os equipamentos. Dessa forma, poderemos ofertar assistência pelo 192 de forma mais eficaz e rápida, elevando, significativamente, as chances de salvar mais vidas – destaca.

A técnica de enfermagem Maria das Graças da Silva, do Samu Queimados, endossa as vantagens. “Com o uso do tablet vamos conseguir chegar mais rápido ao local da solicitação porque o aparelho conta com aplicativo waze. Essa novidade tecnológica vai aumentar a chance de salvar a vida do paciente. Sem dúvida vai tornar o serviço mais eficiente”, observa.

Durante o treinamento, os profissionais fizeram diversas simulações nos próprios equipamentos e puderam constatar a facilidade no seu manuseio. A técnica em enfermagem Simone Ribeiro da Costa, do Samu Queimados, elogiou a iniciativa do consórcio, a facilidade em cadastrar os dados do atendimento em tempo real e acredita que o investimento irá facilitar o trabalho de todos os profissionais.

A modernização também está viabilizando outros importantes benefícios à gestão do serviço como, organização e agilidade no preenchimento do formulário, padronização das informações alimentadas no sistema online, mais segurança para profissionais e pacientes, já que todos os dados estarão armazenados em um servidor para futuras consultas. Além da avaliação do estado do paciente no momento do socorro, o sistema via tablet ainda monitorará os horários durante toda a assistência, a conduta realizada pela equipe e, em caso de remoção hospitalar, o nome do hospital e do profissional que o recepcionará, bem como o rastreamento via GPS, possibilitando maior amparo das equipes e acompanhamento em tempo real de cada ocorrência.