Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Cisbaf promove curso para Médicos da Atenção Básica

 

Publicado em: 25/08/2016 20:34 | Fonte/Agência: 1 | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Agosto

Atualização em pré-natal visa qualificar atendimento às gestantes nas unidades básicas de saúde

O Cisbaf, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), iniciou nesta quarta-feira (24) o curso de atualização de Pré-Natal para médicos da Atenção Básica. As aulas, que acontecerão também nos dias 31 de agosto, 14 e 21 de setembro, serão ministradas pelo ginecologista e obstetra Sinval César Machado e beneficiará médicos especialistas em clínica geral dos 11 municípios integrantes do consórcio. O objetivo principal é transmitir conhecimento básico sobre o tema para estes profissionais das Clínicas da Família, bem como debater situações reais diversas ocorridas nestas unidades de saúde, portas de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o encontro foram abordados assuntos como: adaptações do organismo materno na gestação, recomendações quanto ao diagnóstico da gravidez, rotinas do pré-natal, elaboração e implantação de protocolos, abordagem em situações especiais, dentre outros.

Segundo a coordenadora do NEP, Dra. Sônia Zimbaro, é fundamental que o clínico geral tenha condições de acolher e acompanhar a gestante na unidade básica de saúde. “Ele precisa estar apto a fazer todo o pré-natal, que inclui: anamnese, solicitação e avaliação de exames, orientação sobre dúvidas e parto, etc. E, caso a gestação seja de alto risco, ele poderá encaminhá-la à equipe especializada. Daí a importância do curso de atualização promovido pelo NEP/Cisbaf”, destaca.

Segundo Dr. Sinval, a iniciativa do Cisbaf vem completar uma lacuna no aprendizado universitário, por oferecer a oportunidade de atualização e aperfeiçoamento visando a saúde global da gestante.

O pré-natal

O pré-natal é o acompanhamento da evolução da gestação, que visa cuidar da saúde da mulher e do bebê até o parto. Além de cuidar da saúde física, no pré-natal o médico orienta a mulher sobre os cuidados que ela deve ter neste período, a nutrição, os exercícios, o parto, o aleitamento, dentre outros temas. Durante as consultas de pré-natal, a gestante também tem a oportunidade de conversar sobre dúvidas e medos. Algumas vezes outros profissionais de saúde, além do médico, são requisitados para avaliar e/ou orientar a gestante.

As consultas de pré-natal são mensais até o oitavo mês. A partir daí passam a ser quinzenais e no último mês, até o parto, são semanais. Em nenhuma circunstância a gestante poderá ser dispensada das consultas de pré-natal antes de o parto ocorrer porque no último mês de gestação algumas complicações podem ocorrer. Em todas as consultas a mulher deverá ser pesada, sua pressão arterial deverá ser medida, e a partir do 4º mês ter medida a altura de seu útero (que indiretamente avalia o crescimento do feto), bem como deverão ser ouvidos os batimentos cardíacos do feto.

É ainda durante o pré-natal que a gestante tem a chance de obter o diagnóstico e o tratamento em tempo hábil de doenças como, sífilis, toxoplasmose, Zika vírus e patologias da tireóide, que vão afetar diretamente a formação do bebê, podendo ocasionar lesões irreversíveis.

 

Galeria

[widgetkit id=531]

Imagens