Agosto
Ambulâncias contarão com tablets para agilizar o tempo entre a chamada e o socorro ao paciente
Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Mesquita e de Nilópolis participaram nesta segunda-feira, dia 15, do treinamento para utilização de tablets no sistema de atendimento. A capacitação, ministrada pelo assessor de informática do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada (Cisbaf), Vinícios Deodoro, visa principalmente reduzir o tempo resposta entre o pedido de socorro e a chegada do paciente à unidade de saúde.
Mas a utilização dos tablets também conta com uma série de outros benefícios, como evitar enganos em endereços e agilizar os dados da ocorrência, já que a central, assim que receber a chamada pelo número 192, enviará a ficha completa do caso para a unidade móvel, facilitando e agilizando todo o processo de atendimento dos pacientes. Para a diretora de Urgência e Emergência do Samu de Mesquita, Fabiana Fonseca, a principal meta é reduzir o tempo de resposta. “Acredito que nossos profissionais vão se adaptar facilmente ao novo sistema de utilização dos tablets, que chegam para somar no nosso trabalho”, ressaltou.
O coordenador Assistencial do Samu, Ricardo Mangabeira, antecipou que depois da implantação dos tabletes no município vizinho de Nova Iguaçu, há cerca de um mês, o tempo de atendimento aos pacientes foi reduzido em 44 minutos, o que representa um grande avanço no sistema. “Aqui em Mesquita, onde temos uma das unidades mais bem organizadas, a resposta promete ser bastante rápida”, previu. Além dos dados do paciente, endereço e da queixa principal, a ficha que aparecerá nos tabletes vai contar ainda com horários, sintomas, pressão arterial, suspeita de diagnóstico e a conduta do médico, incluindo medicamentos que forem administrados durante o socorro.
[widgetkit id=528]