Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Profissionais da Atenção Básica fazem curso de atualização no Cisbaf

 

Publicado em: 03/08/2016 15:34 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Agosto

Enfermeiros e técnicos concluíram curso sobre eletrocardiograma ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente

Enfermeiros e técnicos em enfermagem da Atenção Básica dos 11 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense concluíram este mês o curso de Atualização em Saúde do Adulto com o tema "Normas práticas para realizar um Eletrocardiograma (ECG)”. As aulas aconteceram na sede do consórcio, em Nova Iguaçu, e foi ministrado pela coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP/CISBAF), Dra. Sônia Zimbaro. O objetivo principal do curso foi mostrar, na prática, a forma correta para a realização de um eletrocardiograma.

O eletrocardiograma (ECG) é um exame que permite o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade cardíaca. O ECG é habitualmente efetuado por técnicos e interpretado por médicos, e indicado como parte da análise de doenças cardíacas, em especial as arritmias cardíacas. Também muito útil no diagnóstico do infarto agudo do miocárdio, sendo o principal exame feito nas emergências, juntamente com a dosagem das enzimas cardíacas.

Segundo Dra. Sônia Zimbaro, que é cardiologista, o ECG quando feito de forma equivocada, gera um gráfico errado, podendo, dessa forma, ocultar uma possível alteração dos músculos e nervos do coração. “Essa atualização promovida pelo CISBAF/NEP é de vital importância para esse grupo de profissionais que, na maioria das vezes, são os responsáveis pela realização do exame nas unidades de saúde onde atuam. Durante as aulas eles viram que o posicionamento errado dos eletrodos no corpo do paciente irá registrar um gráfico com informações equivocadas. Apesar de ser de execução muito simples, o eletrocardiograma é um exame essencial na área da cardiologia, porque permite diagnosticar desde condições banais até outras muito graves, como os infartos, crescimento de cavidades e arritmias, por exemplo”, destaca.

Durante o curso de atualização, enfermeiros e técnicos em enfermagem aprenderam, na prática, os locais certos para a colocação dos sensores, bem como outros cuidados a serem considerados no momento da execução do exame. Os participantes elogiaram o aprendizado.

– Achei o curso excelente. Trabalho há 27 anos na área e há sete anos faço eletros. Aqui tive a oportunidade de ver coisas diferentes, principalmente, com relação à posição dos eletrodos no corpo do paciente. A iniciativa do CISBAF/NEP foi muito boa e merece ser ampliada – falou o técnico em enfermagem de Itaguaí, Getúlio da Silva Marinho.

 

Sobre o exame

O eletrocardiograma é realizada pelo eletrocardiógrafo. Os sensores que fazem a leitura elétrica produzida pelo coração são aplicados no peito, membros inferiores e superiores. Esse método também é utilizado para monitorização dos batimentos cardíacos no transporte de pacientes críticos, nas unidades de terapia intensiva (UTI) ou nas emergências, no teste ergométrico para avaliar a capacidade funcional e no exame de HOLTER ( eletrocardiografia dinâmica) para avaliar arritmias cardíacas.

 

Galeria

[widgetkit id=524]