Julho
Discutir parceria para a implantação do Projeto de Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede de Atenção às Urgências da Baixada Fluminense. Este foi o principal tema do encontro com as equipes técnicas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e do Cisbaf, ocorrido no dia 04 de julho, no consórcio.
Segundo o assessor de Projetos do HAOC, Dr. Armando Antonio DeNegri Filho, o projeto visa promover a capacitação gestora e gerencial de redes e serviços de urgências, a capacitação teórico-prática para a atenção às urgências, e a capacitação em educação permanente de profissionais da saúde em serviço.
Com o desenvolvimento do trabalho, o projeto pretende fortalecer o desempenho do SUS; estruturar e consolidar a Rede Regional de Saúde; constituir a Rede de Atenção às Urgências e suas linhas de atenção prioritárias; estimular o exercício da educação permanente em urgências; avaliar periodicamente a qualidade dos resultados alcançados.
Para a secretária executiva do Cisbaf, Dra. Rosangela Bello, o consórcio tem papel estratégico para a implantação do projeto, pois já dialoga de forma compartilhada com 11 municípios da região. Mesmo reconhecendo que a Baixada enfrenta vários desafios, ela acredita que é viável a execução do projeto e que toda a Baixada (gestores e população) só terá a ganhar com a qualificação permanente dos seus profissionais.
Participaram também do encontro Dr. Cesar Macedo, da Rede de Cooperação de Urgência e Emergência do HAOC, a diretora de Projetos do Cisbaf, Dra. Márcia Cristina Ribeiro, a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Cisbaf, Dra. Sônia Zimbaro, o coordenador de Assistência do Samu Baixada, Ricardo Mangabeira.
Hospital Alemão Oswaldo Cruz, fundado em 1897, é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos, de caráter beneficente.
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) contribui para o desenvolvimento institucional do SUS por meio de intervenções tecnológicas, gerenciais e capacitação profissional. A parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e as entidades de saúde portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS-SAÚDE) e de Reconhecida Excelência é regulamentada pela Lei Federal nº 12.101, de 27 de novembro de 2009.