Junho
Atendentes, conhecidos como TARMs, recebem o primeiro contato da população em casos de urgência e emergência
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) ministrou nesta segunda-feira (27) uma palestra de boas-vindas e capacitação para os atendentes (TARMs) da Central de Regulação do Samu 192 Baixada Fluminense. O curso, ocorrido na sede do consórcio, em Nova Iguaçu, foi voltado à nova equipe aprovada no processo seletivo realizado recentemente pela instituição. Os atendentes, chamados de TARMs, recebem as ligações pelo 192 realizadas pela população nos casos de urgência e emergência.
Durante o dia foram abordados temas diversos, como Sistema de Saúde e Rede Hierarquizada de Assistência à Saúde, a importância da ‘escuta’ no atendimento de urgência e emergência, o papel do atendente (TARM) no uso dos recursos oferecidos pela Central de Regulação, apresentação do sistema de gestão, exibição da rede de saúde regional, e ainda a geografia e estrutura urbana da Baixada Fluminense.
Segundo o coordenador de Assistência da Central de Regulação do Samu 192 Baixada Fluminense, Ricardo Mangabeira, conhecer todo o processo do serviço é fundamental para que haja eficiência e agilidade no atendimento nos casos de urgência e emergência.
– É fundamental que os atendentes tenham consciência do seu papel na estrutura, pois são os profissionais que estão na linha de frente do atendimento junto à população quando ocorre uma ligação para o 192. No curso, eles passam a conhecer todo o processo de funcionamento do serviço, desde o recebimento da ligação, passando pela orientação do médico regulador, até o pedido de saída da ambulância realizado pelo operador de frota. São orientados sobre a forma adequada de acolher os pedidos de socorros, que tipo de informação solicitar e como preencher corretamente o formulário de ocorrência que alimenta nosso sistema de gestão. Ainda durante a capacitação, eles passam a conhecer a rede de atenção à urgência e emergência disponível na região, a localização das bases municipais descentralizadas, além do conteúdo da Portaria 2.048 de 05 de novembro de 2002 (Aprova o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência) – explica o coordenador.
No próximo dia 07 será realizado um novo curso para os operadores de frota e radiocomunicadores.
[widgetkit id=514]