Junho
Sucesso absoluto! Esse foi o resultado do treinamento básico em Primeiros Socorros dos professores da Rede Estadual de Educação ministrado pelo CISBAF/NEP na sexta-feira (17), na sede da Coordenadoria Regional de Educação Metropolitana I, Centro de Nova Iguaçu. O curso foi uma iniciativa da Regional de Educação Metropolitana I e contou ainda com a parceria da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro – Regional Baixada Fluminense. A satisfação dos participantes foi tão grande que novos cursos já foram solicitados ao Núcleo de Educação Permanente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense.
A aula, ministrada pelo enfermeiro Fábio Rodrigues de Oliveira, foi focada na atualização dos procedimentos de Primeiros Socorros com a finalidade de dar um melhor suporte aos professores envolvidos no projeto Jogos Escolares da Regional Metropolitana I, que está acontecendo nas escolas da rede estadual. Para o assistente executivo da Metropolitana I, Wilson Luiz Moura da Silva, o encontro foi um sucesso. “A capacitação foi excelente. Todos os profissionais envolvidos saíram com o embasamento adequado no que foi proposto. A participação e a espontaneidade dos professores tornaram o curso ainda mais produtivo”, ressaltou.
A participação dos colegas e a satisfação pelo curso também foram destaque para os professores. “O curso foi maravilhoso. Uma experiência diferente. Vou poder levar para a escola e superou as minhas expectativas. O que mais me chamou a atenção foi a forma de socorrer uma pessoa. A integração dos colegas de trabalho também foi fantástica. Quero fazer o curso novamente porque foi muito bom. Não sabia que seria tão interessante e aproveitaria tanto”, falou com entusiasmo a professora do Colégio Estadual Engenheiro Pedreira, em Japeri, Beatriz Aguiar Bonfim.
Alguns professores, como Alexandre Basílio Batista da Silva, do CIEP 166 Abílio Augusto Távora, em Nova Iguaçu, apoiam a inclusão do tema no currículo escolar. “São situações que às vezes acontecem em sala de aula, então é importante o professor estar habilitado, ter o conhecimento para saber o que fazer. Aprendi a ressuscitação, algumas técnicas sobre como ajudar uma pessoa em crise epilética, por exemplo. É um tipo de saber essencial para qualquer cidadão. São informações básicas que podem salvar vidas e deveriam fazer parte do currículo escolar, desde criança”.
A professora Maria Angélica de Almeida Matos, do Colégio Estadual Bernardino de Melo Junior, em Nova Iguaçu, também enalteceu a equipe e falou da importância do curso. “A capacitação foi fantástica e espero que vá para as escolas. É uma iniciativa excelente para a nossa profissão e a vida. A exposição dos temas foi muito boa, de fácil entendimento para profissionais que não são da saúde. Nota mil”, relata muito satisfeita com a atuação da equipe que ministrou a palestra.
Satisfação também para equipe organizadora
A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP/CISBAF), Dra. Sônia Zimbaro, agradeceu ao convite feito pela Metropolitana I e também falou da alegria em participar do projeto. “O CISBAF, através do NEP – hoje contando com o Fábio Rodrigues de Oliveira e a enfermeira Ana Lúcia Cruz –, está muito satisfeito com essa oportunidade de trilhar novos horizontes. Encontramos aqui um público carente em informação específica da saúde e ávido por novos conhecimentos. Foi muito positivo. A diretoria da regional acolheu o nosso trabalho e todos estamos muito felizes com o resultado alcançado”.
O sucesso foi tão grande que a Coordenadoria Regional de Educação Metropolitana I já propôs ao CISBAF/NEP levar a capacitação para dentro das escolas da rede estadual de educação. A regional abrange três municípios (Japeri, Queimados e Nova Iguaçu), 105 unidades escolares e cerca de 500 professores.
Para Wilson Luiz Moura da Silva a ideia de capacitar os demais professores e alunos é desafiadora. Segundo Wilson, o convite já foi formalizado e vão estudar uma agenda de treinamentos. Em sua avaliação, a proposta de integrar a educação e o esporte é fantástica. Permitir e estimular a troca de ideias, e que esse novo aprendizado possa ser multiplicado em casa e na comunidade, ampliando, dessa forma, os horizontes da educação.