Junho
Com muita animação a equipe que atua na Residência Terapêutica do Distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu, concluiu na sexta-feira (03) a capacitação para cuidadores em Saúde Mental, promovida pelo Cisbaf, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP). As aulas práticas foram o grande destaque, segundo avaliação dos participantes.
“O curso abriu meus conhecimentos. Tinha uma visão sobre alguns temas e as aulas me mostraram novas práticas. Foi excelente. E foi muito fácil aprender porque todas as professoras usaram uma linguagem simples”, destacou Vagner Oliveira Pereira, que atua na Residência Terapêutica de Tinguá há um ano e sete meses.
Alguns participantes, como a cuidadora Lorena Galeão Maurício, declararam que aprenderam mais com o curso ministrado pelo NEP/Cisbaf se comparado a outros cursos realizados. “Muita coisa nova eu vi aqui. Já fiz curso de cuidador de idoso e para acompanhamento de criança especial, mas nesta capacitação assimilei as informações mais e melhor. Com a espontaneidade das professoras e as aulas práticas consegui entender facilmente os conceitos e até já usei em um morador na RT o que aprendi aqui quando ele engasgou. Fiz o procedimento, deu tudo certo e fiquei muito feliz com o resultado. Me senti realmente segura e capaz.”
Segundo a coordenadora do NEP/Cisbaf, Dra Sônia Zimbaro, e a enfermeira do NEP/Cisbaf, Ana Lúcia Cruz, o planejamento das aulas sempre leva em consideração o público-alvo a ser capacitado. “Não adianta falarmos termos técnicos, senão nosso objetivo não será alcançado. As aulas dinâmicas também são sempre construídas de maneira que o conteúdo seja assimilado sem complicação. Usamos sempre exemplos rotineiros do local ou da comunidade onde trabalham. Dessa forma, nos aproximamos dos nossos alunos e da sua realidade, tornando o conhecimento mais agradável e eficaz”, argumenta Zimbaro.
E foram exatamente estas técnicas ministradas com simplicidade que mais chamaram a atenção de Jane da Silva Cabral. De acordo com a cuidadora, há três anos na RT Tinguá, aprender a lavar as mãos adequadamente e as manobras a serem realizadas em caso de fraturas foram os ensinamentos que mais gostou.