Abril
A prefeitura de Queimados está preparando uma ação conjunta de várias secretarias para intensificar o combate a Dengue na cidade, que registrou 296 notificações, que mesmo sem confirmação faz com que a cidade entre em estado de alerta. Irão participar da ação, as secretarias de Saúde, Defesa Civil, Governo e Educação através de inserção nas comunidades, igrejas e escolas. O projeto está nas mãos do secretário de Governo, Pastor Eraldo Nilton, e será apresentado ao prefeito Max Lemos, ainda esta semana para a avaliação da viabilidade técnica e orçamentária.
A Campanha Nacional contra a Dengue 2013 orienta que o cidadão deva dispensar apenas 10 minutos por semana, para checar os ralos, bandejas de ar-condicionado, geladeiras, piscinas e fontes para eliminar focos do mosquito que chega à fase adulta em apenas uma semana, no entanto, dados da Superintendência Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES) revelam que 38% dos 92 municípios do Estado estão em estado de epidemia, com 69.343 casos confirmados entre janeiro e março de 2013.
Segundo o secretário de Governo, Pastor Eraldo, a união dos órgãos visa minimizar a proliferação da doença nesta época do ano. “Não esperamos que o cidadão vá para às ruas recolher pneus, mas pelo menos dentro de sua casa, precisamos que dispense pelo menos 10 minutos por semana para eliminar focos do mosquito, já que o melhor remédio contra a Dengue é a ação do cidadão.” Acrescentou.
Ação conjunta
O plano estratégico básico será gerenciado pela secretária de Saúde, Dra. Fátima Cristina e o secretário de Defesa Civil, Machado Las, que irão comandar este trabalho em conjunto com a Secretaria de Educação que funcionará como multiplicadora das informações através dos alunos. O trabalho da Secretaria de Governo será oferecer todo o apoio necessário para o sucesso da ação, informou o secretário de Governo.
Segundo a secretária de Saúde, Dr.ª Fátima Cristina, os agentes de endemias trabalham durante a semana, mas quando encontram alguma região com índice elevado de larvas, uma equipe de emergência se desloca nos finais de semana e feriados, dias em que os moradores costumam estar em casa. “Nossas estações do ano são muito difusas, por isso, é importante mantermos alerta para o acúmulo de chuvas em março e abril. Estamos em alerta juntamente com todo o Estado do Rio de Janeiro”, lembrou.
[widgetkit id=83]