Maio
Evento regulariza vínculos dos profissionais da saúde
Reconhecimento impresso no papel. A Prefeitura de Itaguaí entregou no dia 13/5, no Teatro Municipal, o termo de posse a 107 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que agora passam a ter o vínculo funcional regularizado, bem como todos os direitos relativos ao Regime Jurídico Único (RJU). O prefeito Weslei Pereira assinou os documentos e destacou o trabalho feito pelos profissionais em prol da população.
– Cada um dos senhores e das senhoras desenvolve um papel importantíssimo para a cidade com o trabalho preventivo. Os agentes comunitários têm um olhar humanizado ao promover a saúde em cada bairro, o que reduz a procura nos postos de saúde. Hoje, a Prefeitura está retribuindo tudo que vocês fizeram pela saúde com a entrega do termo de posse – disse Weslei Pereira.
Para Rafaela dos Santos, de 25 anos, que trabalha na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Coroa Grande, o evento serviu para reconhecer a categoria e garantir os serviços à população. “Foi uma grande vitória dos Agentes Comunitários e dos moradores, uma vez que nossos vínculos funcionais foram regularizados e a população teve a continuidade dos serviços”, declarou Rafaela.
A presidente do Sindsprev (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Trabalho e Previdência Social do Estado do Rio), Cris Gerrad, disse que a posse é uma forma de liberdade. “O atual governo teve a sensibilidade de enxergar a grandeza do ato que libertou vocês, retirando a relação precária de trabalho para uma plena e com segurança”, ressaltou Gerrad.
A primeira agente a receber o termo de posse da mão do prefeito Weslei Pereira foi Bruna Abreu da Silva. Em seguida, o diretor do Hospital São Francisco Xavier, Luz Antônio, chamou os 107 profissionais ao palco para assinar o documento, em cerimônia que lotou o teatro.
Também participaram do evento a diretora de Vigilância Sanitária da cidade, Wilsa Mary Souza Barreto; o secretário de Saúde, Edson Hara; o secretário de Governo, Luiz Felipe Aranha; o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Alexandre Diniz; a secretária de Cultura, Alessandra Reis; o presidente da CODUITA (Companhia de Desenvolvimento Urbano de Itaguaí), Marcos Serra, dentre outros.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMI / Fotos: Italo Dornelles