Maio
Mais uma turma de cuidadores em Saúde Mental concluiu nesta terça-feira (24) o curso de capacitação promovido pelo Cisbaf, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizado na sede do consórcio. Os profissionais, que atuam nas Residências Terapêuticas (RTs) dos 11 municípios que integram o Cisbaf, participaram de aulas teóricas, como conceitos de saúde e saúde mental, perfil e postura ética do cuidador, noções básicas de Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Infarto Agudo do Miocárdio, bem como aulas práticas, tais como: oficina de alimentação saudável, profilaxia e higienização, primeiros socorros, dentre outros temas. As palestras foram ministradas pela coordenadora do NEP/Cisbaf, Dra. Sônia Zimbaro, pela enfermeira Ana Lúcia Cruz e pela psicóloga Ana Borges.
Segundo Dra. Sônia Zimbaro, a capacitação visa promover a reflexão conceitual do serviço de psiquiatria, bem como dar orientações básicas de vital importância que venham fortalecer a humanização e a qualidade da assistência prestada aos moradores das RTs. “Com conteúdo multidisciplinar, envolvendo teoria e prática, os cuidadores tiveram a chance de aprofundar um pouco mais o conhecimento nessa área, assim como aprender conceitos novos e corrigir possíveis vícios de atitude”, explica.
Para o cuidador William Leonardo S. da Silva, que trabalha em uma RT no município de Nilópolis, a oportunidade de aprender um pouco mais foi positiva. “Achei o curso muito bom, porque vi muitas técnicas em enfermagem, diferente dos cursos que fiz em outros lugares. Tive a oportunidade de conhecer a plataforma do Telessaúde, onde a gente pode tirar dúvidas com um profissional de saúde. Isso é muito bom que nos ajuda no dia a dia. E mesmo com bastante experiência no trabalho dentro da residência terapêutica, outro tema que aprendi no curso foi a escolha certa dos alimentos para os moradores. Fizemos uma aula prática de alimentação saudável e foi bem interessante”, avalia.
Rosana Maria da Silva, que trabalha em uma RT no município de Nova Iguaçu, também elogiou a capacitação. “Foi muito proveitosa. O curso foi bom não só para o trabalho que fazemos, mas também para a nossa vida e a da nossa família. Gostei bastante das aulas sobre as doenças do coração e os cuidados com a alimentação. A capacitação foi acima da minha expectativa. Linguagem fácil para a nossa realidade, o que facilitou muito o entendimento e aprendizado".
[widgetkit id=502]