Maio
Coordenadores municipais de Atenção Básica e do Telessaúde participaram na manhã desta quinta-feira (19), na sede do Cisbaf, de uma reunião administrativa que tratou dos avanços das atividades do Núcleo Educação Permanente e do Núcleo Regional Telessaúde Baixada Fluminense.
A coordenadora do NEP/Telessaúde/Cisbaf, Dra. Sônia Zimbaro, destacou novamente a importância das teleconsultorias realizadas pelos profissionais que estão na assistência aos pacientes dentro das unidades de saúde. Durante a reunião, ela mostrou o número de teleconsultorias feitas, através da plataforma Telessaúde, por cada município no período de janeiro a maio de 2016. Ao todo foram enviadas pelos profissionais 232 perguntas, sobre os mais diversos assuntos clínicos nas áreas médica e enfermagem.
As teleconsultorias têm a finalidade de esclarecer as dúvidas dos técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos durante o atendimento à população na atenção primária. Muitas vezes funcionam como uma segunda opinião técnica sobre algum caso específico ou complexo. Segundo Zimbaro, a meta atual do Núcleo Telessaúde Baixada Fluminense é alcançar mensalmente 300 teleconsultorias. Para atingir a meta, a coordenadora vem incentivando o uso da ferramenta pelas dezenas de participantes dos diversos cursos de capacitação que o consórcio vem promovendo, bem como solicitando o apoio e monitoramento dos próprios coordenadores municipais da AB junto às suas equipes de saúde.
Programa visa melhorar atendimento na atenção primária
O Núcleo Regional Telessaúde Baixada Fluminense foi inaugurado pelo Cisbaf em 22 de agosto de 2013, com sede em Nova Iguaçu. É um programa federal que vem melhorar a qualidade dos serviços prestados na atenção primária, aumentando a resolutividade, diminuindo o custo de saúde através da qualificação profissional, reduzindo a quantidade de deslocamentos desnecessários de pacientes e elevando as ações de prevenção de doenças. O serviço é usado de forma assíncrona (por e-mail com retorno em até 48 horas).
Onze municípios – Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica –, são beneficiados pelo programa. A plataforma colaborativa pode ser acionada pelo profissional de saúde do município através do computador, tablet ou celular, bem como de qualquer local (unidade de saúde ou residência), sendo necessário, primeiramente, o cadastro na plataforma colaborativa via site Telessaúde Uerj.
[widgetkit id=499]