Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Cuidadores em saúde mental iniciam capacitação

 

Publicado em: 30/04/2016 00:00 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Maio

 

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), iniciou no dia 03 o Curso Introdutório para Cuidadores em Saúde Mental, na sede do consórcio, em Nova Iguaçu. A capacitação, voltada para os profissionais que atuam nas Residências Terapêuticas (RTs) dos 11 municípios integrantes do consórcio, objetiva promover a reflexão conceitual do serviço de psiquiatria, bem como dar orientações básicas de vital importância que venham fortalecer a humanização e a qualidade da assistência prestada aos pacientes.

O curso tem abordagem multidisciplinar, além de envolver parte teórica e prática. Conceitos sobre saúde (OMS), saúde mental, transtornos mentais, legislação e perfil do cuidador estão sendo abordados pela psicóloga Ana Borges.

A coordenadora do NEP/Cisbaf Baixada Fluminense, Dra. Sônia Zimbaro, falou sobre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Durante a sua palestra, ela explicou ainda os principais hábitos e costumes que levam à hipertensão arterial, ao diabetes e ao infarto agudo do miocárdio. Ao final da aula, para melhor fixar o conteúdo apresentado, ela promoveu uma dinâmica sobre alimentação saudável. “Fazendo a tradicional brincadeira da feirinha, onde cada grupo escolheu os itens que considerou mais adequado para cada refeição diária, observamos as escolhas dos alimentos e, principalmente, se as mesmas levaram em consideração a idade e possíveis doenças crônicas existentes entre os pacientes atendidos nas RTs”, avalia Zimbaro.

Promoção em saúde, o Programa Bolsa Família, medidas preventivas do cuidado e do cuidador, e ainda noções de primeiros socorros também estão previstas na programação. Segundo a enfermeira Ana Lúcia Cruz, responsável pelo módulo, as aulas mesclarão teoria e prática, a fim de enriquecer ainda mais o aprendizado. “Com o desenvolvimento da atividade prática temos a chance de corrigir antigos e/ou possíveis vícios de atitude, tirar dúvidas, estimular a troca de experiências, enriquecendo muito mais a capacitação e possibilitando uma melhor multiplicação do conhecimento entre as equipes”, destacou Ana Lúcia. 

Galeria

[widgetkit id=498]