Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Governo do Estado anuncia protocolo de atendimento a dengue via web para munícipios

 

Publicado em: 03/04/2013 00:00 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Abril

Até o final do mês de abril os municípios do estado do Rio de Janeiro vão poder acessar online o mesmo sistema já utilizado pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) para seguir à risca o protocolo de atendimento a pacientes com suspeita de dengue. A ferramenta estará disponível para profissionais de saúde nos sites Rio Contra Dengue (www.riocontradengue.rj.gov.br) e Rio Com Saúde (www.riocomsaude.rj.gov.br). O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 3 de abril, durante reunião do secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, com prefeitos e secretários municipais da Baixada Fluminense e Grande Rio, na Gávea.

Hoje, todas as UPAs gerenciadas pelo Governo do Estado já utilizam esta ficha de atendimento eletrônica. Trata-se de um prontuário inteligente que auxilia o profissional de saúde a seguir os protocolos de atendimento em casos de dengue sugeridos pelo Ministério da Saúde. Então, de acordo com as informações que o médico preencheu sobre sintomas e sinais do paciente, o sistema dá alertas indicando próximos passos a seguir, indicando, dependendo do caso, até a internação do paciente.

– A Secretaria vai disponibilizar o protocolo de atendimento via web para que os municípios possam ter isso na sua base e utilizar o mesmo sistema em suas unidades – explica o superintendente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria, Alexandre Chieppe.

Segundo Chieppe, 90% dos pacientes com dengue no Rio de Janeiro são atendidos em ambulatórios e 10% necessitam de internação. O retrato da doença no estado mostra que apenas 6% evoluem para casos graves da doença e 1,3% dessa fatia não consegue sobreviver.

O objetivo dessa iniciativa é subsidiar os municípios no correto atendimento dos casos de dengue. Desta forma, a Secretaria de Estado de Saúde acredita estar garantindo todo o apoio às prefeituras do Rio de Janeiro para o enfrentamento da doença. Somam-se à ação divulgada nesta terça-feira; a montagem de centros de hidratação nas cidades com maior incidência da doença; o lançamento do projeto inédito Monitora Dengue; a capacitação dos profissionais de saúde dos municípios e o acompanhamento da criança dos planos de prevenção e contingência criados pelas cidades para o combate a dengue.

 

Dengue no estado

Capacitação

Confira a lista com os 45 municípios do RJ em epidemia de dengue

 

Fonte: Assessoria de Comunicação SES

 

Galeria

[widgetkit id=82]

Imagens