Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Nova Iguaçu vacina cerca de 30 mil pessoas no dia D contra a gripe H1N1

 

Publicado em: 30/04/2016 00:00 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Abril

A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou toda a rede para atender a população perto de casa

Cerca de 30 mil pessoas foram vacinadas em Nova Iguaçu, no sábado (30/04), Dia D de mobilização contra a gripe H1N1. Apenas quatro unidades não funcionaram como pólo de vacinação. O atendimento foi das 8h às 17h.

A campanha vai até 20 de maio. Idosos, com mais de 60 anos, profissionais de saúde, indígenas, presos e funcionários do sistema prisional, além de crianças de seis meses a 5 anos incompletos, doentes crônicos, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto fazem parte do público alvo. 

“Durante a vacinação o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Emerson Trindade, visitou algumas unidades e aproveitou para conversar com as pessoas que iam se vacinar, além de tirar dúvidas sobre a doença. “A gripe H1N1 mata. Conscientize seus amigos e familiares, que fazem parte do público-alvo da campanha, sobre a importância da vacina”, disse Emerson Trindade.  No Centro de Saúde Vasco Barcellos o secretário, junto com a subsecretária de Atenção Básica, Gabriela Silva, também supervisionou a câmara frigorífica onde as vacinas são armazenadas.

A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou toda a rede para atender a população perto de casa. Apenas quatro unidades não foram pólo de vacinação. São elas: Hospital Geral de Nova Iguaçu, Maternidade Municipal Mariana Bulhões, UPA Municipal Comendador Soares e Centro de Acolhimento ao Deficiente.

"Mesmo com dificuldades para andar e a visão prejudicada, a pensionista Maria Batista de Souza, de 77 anos, fez questão de ir ao Centro de Saúde Vasco Barcellos para se vacinar. “Participo de todas as campanhas. Eu sei que esta gripe pode matar, então não perdi tempo. Temos que nos prevenir para não dar mais trabalho para os profissionais da Saúde”, comentou a pensionista.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 110 mil pessoas durante todo o período da campanha. Pacientes acamados, cadastradas no Programa Saúde da Família, serão imunizadas em suas residências. Quem ainda não faz parte do programa, pode solicitar o atendimento domiciliar na unidade de saúde mais perto de casa do paciente. Idosos, com mais de 60 anos, também terão atendimento especial. No dia 10 de maio, a vacina estará disponível no Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti). Três abrigos também terão datas específicas para a vacinação. São eles: Luz Escol (13/05); Esperança do Idoso (17/05) e Samaritano (20). 

Instituições religiosas, sociais, educacionais e demais abrigos da população-alvo também poderão agendar um dia para promoverem a vacinação para o público-alvo da campanha em suas instalações. Basta enviar pedido por escrito ao Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a partir de 02 de maio. As solicitações serão analisadas pelo setor, que funciona dentro do Centro de Saúde Vasco Barcellos, que fica na rua Bernardino de Melo, nº 1895, sala 45, no Centro. Mais informações pelo telefone 2698-2488.

Fonte: Assessora de Imprensa PMNI

Galeria

[widgetkit id=495]

Imagens