Abril
Com objetivo de ampliar o programa Primeiros Passos, mais conhecido como Teste do Pezinho, a todas as 60 unidades de saúde municipais, a Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu, em parceria com o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) e o Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (Hemorio), promoveu nesta quarta feira (27/04), um curso de capacitação para 60 enfermeiros da rede. A atividade aconteceu na sede da Cruz Vermelha, no Centro de Nova Iguaçu.
Em 2013, apenas 10 unidades realizavam o teste. Em 2015, o programa alcançou 88% da rede, totalizando 53 unidades. A meta para 2016 é ampliar o programa às 60 unidades municipais. Estão fora da lista, a UPA 24 horas de Comendador Soares, o Centro de Acolhimento ao Deficiente e o Hospital Geral de Nova Iguaçu (Posse).
“O diagnóstico precoce das doenças identificadas no exame é muito importante para o tratamento. É uma determinação do prefeito Nelson Bornier oferecer atendimento cada vez mais humanizado à população e facilitar o acesso aos serviços”, destacou Emerson Trindade, secretário de Saúde de Nova Iguaçu.
Durante a capacitação os profissionais foram orientados sobre a importância da busca ativa do paciente, a preparação do local, o atendimento adequado aos recém-nascidos no momento da coleta do teste do pezinho e posteriormente na orientação às famílias. Através do teste, que deve ser realizado entre o 3º e o 5º dia de vida, é possível diagnosticar as seguintes doenças: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e fibrose Cística, deficiência de biotinidase, hiperplasia adrenal congênita e anemia falciforme.
“Este curso é importante para a troca de informações com as unidades e, principalmente, para conscientizar os profissionais que eles precisam incentivar a realização do teste”, explicou Tânia Castro, coordenadora do Núcleo de Treinamento do Programa Primeiros Passos do IEDE.
O teste pode ser realizado por enfermeiros e técnicos e auxiliares de enfermagem. Os profissionais, que participaram do curso, serão multiplicadores nas unidades onde trabalham e vão orientar os colegas de profissão. A primeira capacitação sobre o teste do pezinho aconteceu em 2013.
A expectativa é grande para a enfermeira Líbia Luiza da Silva. “Quero que o teste seja realizado o mais rápido na USF Três Henriques, onde trabalho. Na última consulta do pré- natal já vamos orientar as gestantes sobre a importância do teste e o local. Acredito que a procura será grande”, finalizou Líbia.
Além dos enfermeiros das unidades também participaram do curso a subsecretária de Atenção Básica, Gabriela Silva, servidores da Secretaria de Saúde de diferentes setores, a enfermeira do Hemorio, Débora do Carmo, o biólogo, Diego Souza e a supervisora da Liberação de controle de material/qualidade Silvânia Castro, ambos do Primeiros Passos do IEDE.
O Programa "Primeiros Passos" de Triagem Neonatal é o Serviço de Referência em Triagem Neonatal oficial do Estado do Rio de Janeiro no Programa Nacional de Triagem Neonatal. O programa é credenciado pelo Ministério da Saúde e conta com a infra-estrutura de dois órgãos de referência no Estado do Rio de Janeiro: Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) e Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (Hemorio).
Fonte: Assessora de Imprensa PMNI