Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Prefeitura de São João de Meriti reforma base descentralizada do Samu

 

Publicado em: 11/04/2016 00:00 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Abril

A reforma realizada pela Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Saúde, na base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) beneficiou as coordenadorias do próprio Samu e de transporte do setor de saúde do município e gerou vantagem também para a população. Com as melhorias, o número de atendimentos no mês de abril tende a ser ampliado e deve chegar a 300 ocorrências.

“A reforma não foi exclusivamente no Samu. Esses reparos foram importantes também para a coordenadoria de transportes da Secretaria de Saúde. Os veículos da coordenadoria de transportes são importantíssimos para os meritienses que tem problemas de locomoção ou para aqueles que não têm condições financeiras. Temos carros exclusivos para atender aos cadeirantes. Os pacientes são transportados para hemodiálises, consultas gerais, exames de sangue, entre outros serviços de saúde”, explicou Mauricio Bezerra, coordenador administrativo da Secretaria Municipal de Saúde e responsável pela obra na sede do Samu.

As rampas de acesso ao local ganharam corrimãos. A sala de reuniões foi reparada e outras áreas climatizadas. Os motoristas ganharam sala de estar equipada com televisão, ar-condicionado, poltronas e geladeira. Além da reforma estrutural  o Samu  também adquiriu, recentemente, um veículo (Ranger) apropriado para ser utilizado em dias de fortes chuvas ou em lugares afetados por enchentes. A poda em árvores também foi realizada no local.

O Samu tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência, reduzindo assim o tempo de internação em hospitais, as sequelas decorrentes da falta de rápido socorro e o número de óbitos. O programa funciona ininterruptamente (7 dias por semana e 24 horas por dia), com equipes compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas.

Os profissionais cuidam de urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétricia e de saúde mental da população. Nos últimos meses, os casos de doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika) fizeram crescer o número de atendimentos.

A sede do Samu em São João de Meriti fica na Avenida Presidente Lincoln, no bairro de Vilar dos Teles. Quem necessitar de socorro deve ligar exclusivamente para o número 192 para solicitar o atendimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMSJM

 

Galeria

[widgetkit id=493]

Imagens