Abril
A 8ª edição do programa “Chega mais comunidade”, parceria da Prefeitura com a igreja Vivendo em Graça, movimentou o Ciep Chão de Estrela durante todo o sábado (09)
No início da manhã deste sábado (09) a fila já se formava no Ciep Chão de Estrela, dando a volta no quarteirão. Eram moradores do bairro Carmari e lugares vizinhos que buscaram os serviços oferecidos na 8ª edição do programa “Chega mais comunidade”, realizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu em parceria com a igreja Vivendo em Graça. Assim como em todas as edições anteriores, a Secretaria de Saúde também prestou atendimentos médicos e realizou diversos exames no local.
Para o secretário de Saúde, Emerson Trindade, ações como essa são fundamentais para levar serviços a quem não tem tempo de ir a uma unidade de saúde. “Mobilizamos toda a estrutura da Secretaria para atender esta comunidade, perto de casa”, destacou o secretário. Além do Ònibus da Saúde, equipado com consultórios de ginecologia, odontologia e clínica geral, os moradores tiveram acesso a consultas médicas em ortopedia, testes de sífilis e diabetes,e receberam orientações sobre saúde do idoso, hipertensão, nutrição e combate ao mosquito Aedes aegyti.
“Queria xtrair um dente que está me incomodando”, revelou a dona de casa Laura dos Santos ao entrar no consultório totalmente equipado. As mães ainda aproveitaram para vacinar as meninas contra HPV e regularizar a pesagem para o programa Bolsa Família.
Na abertura do evento, o prefeito Nelson Bornier agradeceu o empenho de todos os envolvidos e destacou a importância de estar mais perto da comunidade. “Muitos dos serviços oferecidos hoje vão transformar a vida de algumas pessoas. Por isso, temos que estar sempre perto e oferecer serviços de qualidade para os moradores da nossa cidade”, disee ele, Bornier comentou ainda sobre o aumento no atendimento das Clínicas da Família e nas maternidade Mariana Bulhões, especialmente a pessoas de outras cidades.
"Melhoramos os serviços aqui, mas infelizmente os demais municípios não fazem a parte deles", disse o prefeito, demonstrando preocupação com a sobrecarga nas unidades municipais, especialmente na Maternidade Mariana Bulhões.
O “Chega mais comunidade” é uma festa de cidadania”, explicou a secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma, em nome de todas as secretarias envolvidas. A vice-prefeita, Dani Nicolasina, os vereadores Gilson Cunha, Fernandinho Moquetá, Juninho do Pneu e Fabinho Maringá, o pastor Marinaldo Muniz e secretários municipais, também participaram da ação, que ofereceu ainda, isenção de identidade e certidões, cadastramento em programas sociais, tratamentos de beleza, corte de cabelo, recreação e distribuição de mudas de plantas, entre outros serviços.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMNI / Fotos: Alziro Xavier