Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Capacitação beneficia Técnicos em Enfermagem na Baixada

 

Publicado em: 29/03/2016 00:00 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Março

A primeira turma formada por técnicos em enfermagem dos 11 municípios da Baixada Fluminense finalizou nesta terça-feira (29) a capacitação “Promoção e Prevenção da Saúde” promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP/Cisbaf), ocorrida na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense. A segunda turma terá início no dia 05.

Os encontros debateram reorientações do modelo de atenção básica, os princípios operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS), a visão profissional das estratégias de acolhimento e a atuação dos profissionais junto ao Programa de Saúde Escolar (PSE). Os técnicos em enfermagem também aproveitaram a oportunidade para dividirem suas dificuldades e ideias que apresentaram bons resultados no trabalho com a comunidade.

Segundo a coordenadora do NEP/Cisbaf Baixada Fluminense, Dra. Sônia Zimbaro, a troca de experiências entre os profissionais é muito rica para o aprimoramento das atividades. “Sempre são apresentadas nos encontros experiências muito enriquecedoras para o trabalho destes profissionais. Ideias criativas, praticamente sem custo para a prefeitura e que trazem um impacto muito positivo para a comunidade quando falamos em qualidade da informação e da assistência à saúde. Exemplos exitosos acabam sendo multiplicados em outros municípios. Esse é um dos objetivos da capacitação realizada pelo NEP/Cisbaf”, destaca Zimbaro.

No último dia de capacitação (29), a coordenadora falou sobre as famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e da adesão ao Programa Saúde Escolar (PSE). Ela ressaltou a importância da atuação intersetorial, principalmente, com a secretaria municipal de Educação, para que todo o planejamento e as ações sejam implantadas conjuntamente, de forma que tragam resultados eficazes. De acordo com Sônia, trabalhando de maneira articulada com as secretarias, coordenações, equipes de saúde, bem como buscando o apoio das entidades organizadas de cada região, é possível mudar efetivamente as condições sociais e de saúde das famílias.

 

Galeria

[widgetkit id=487]