Março
Nova Iguaçu venceu a 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Municípios Integrantes do G100, durante solenidade que aconteceu nesta quarta-feira (30/03), no Palácio Guanabara. O evento contou com a presença do secretário de Governo, Thiago Portela, que participou representando o prefeito Nelson Bornier e recebeu o prêmio das mãos do secretário executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental, Vicente Loureiro.
O G100 reúne os cem municípios brasileiros acima de 80 mil habitantes mais pobres e com piores indicadores socioeconômicos. Para conquistar o prêmio, o prefeito Nelson Bornier executou diversas ações para melhorar a qualidade de vida do cidadão e para estimular, direta ou indiretamente, o empreendedorismo. Foi priorizada a geração de emprego e renda para quem vive em Nova Iguaçu, reforçando a arrecadação do município e reduzindo o movimento diário de trabalhadores que se deslocam para trabalhar na capital. O município concorreu através do Projeto “Nova Iguaçu: uma visão plural de desenvolvimento”, que teve início há um ano e envolveu todas as secretarias.
“Esse prêmio é o resultado do trabalho de todo o governo. As diversas ações realizadas nas áreas de saúde, educação, segurança, assistência social, entre outras contribuem para o desenvolvimento dos negócios. Com a melhoria da qualidade de vida, aumenta também a vontade de empreender, ampliando as oportunidades de negócios em toda a cidade”, afirma o prefeito Nelson Bornier.
O Prêmio tem como objetivo reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do surgimento do desenvolvimento econômico e social de pequenos negócios em seu município. Do total de 63 prefeitos que concorreram ao prêmio, 29 venceram na categoria que concorreram. Todos os municípios finalistas e seus gestores foram homenageados através da entrega de uma placa certificatória de Prefeito Empreendedor.
Foram selecionadas as melhores iniciativas municipais a partir de dois tipos de reconhecimento: Melhor Projeto e sete destaques temáticos são eles: Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Desburocratização e Formalização; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Municípios Integrantes do G100 e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.
Disputaram o prêmio projetos com resultados comprovados, mesmo que ainda parciais, de beneficiamento de empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, localizadas em áreas urbanas e rurais. As edições acontecem de dois em dois anos e são realizadas em âmbito estadual e nacional.
Também marcaram presença no evento as secretárias municipais de Obras e Serviços Públicos, Carla Neves, e de Educação, Maria Aparecida Rosestolato, a diretora de Proteção Social da Secretaria de Assistência Social de Nova Iguaçu, Michelli Sobral, o subsecretário da Micro e Pequena Empresa de Nova Iguaçu, Roberto Carlos dos Santos, a superintendente de Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional da Secretaria de Educação de Nova Iguaçu, Enir Neves, o coordenador de Projetos Institucionais da Secretaria de Assuntos Estratégicos de Nova Iguaçu, Anderson Francisco da Silva, o diretor-superintendente do Sebrae, Cezar Vasques, o presidente da Associação Estadual dos Municípios, Anderson Zanon, dentre outros.
Entre as iniciativas mais importantes em Nova Iguaçu, são destacadas a inauguração de 21 Clínicas da Família, a nova emergência pediátrica do Hospital da Posse, e a reabertura da Maternidade Municipal Mariana Bulhões. No final de 2015, a cidade de 76 mil habitantes obteve o resultado de 56.681 empresas ativas. Sendo 36,32% micro e pequenas empresas e 58,03% microempreendedores individuais. O Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC) atingiu a marca de 36 mil atendimentos. Atualmente, a cidade ocupa o 8º lugar no ranking do Empreendedorismo no Estado do Rio de Janeiro e o 1º na Baixada Fluminense.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMNI