Março
Para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti a Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu dividiu a cidade em 10 regiões e tem atuado diariamente em todas. Além das atividades de rotina os agentes estão nas ruas para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Nesta quarta-feira (30/03) foram recolhidos cerca de 200 pneus, que estavam abandonados em terrenos baldios e ruas dos bairros Palhada e Rosa dos Ventos. No bairro Vila São Luiz os agentes encontraram focos do mosquito em imóveis abandonados localizados nas ruas Sete e Nair Dias.
Em Nova Iguaçu o combate ao Aedes aegypti é um trabalho contínuo. Desde o final do ano passado os agentes da Vigilância Ambiental em Saúde intensificaram suas atividades e as ações acontecem também aos sábados. Permanentemente são feitas ações de conscientização em diferentes comunidades da cidade. As escolas municipais também aderiram à mobilização. Pais, alunos e professores estão participando. Os agentes da Atenção Básica auxiliam nas visitas domiciliares.
Apenas neste ano, a Prefeitura realizou cerca de 370 mil vistorias só em residências, sem contar terrenos baldios, ferros-velhos e borracheiros. Neste período, o município recebeu dois carros novos para reforçar a frota de combate ao mosquito. Também foi criada uma campanha publicitária municipal específica para alertar especialmente às gestantes sobre o zika vírus. Em um ano, foram substituídos 1.200 bueiros na cidade, que haviam sido danificados e furtados. A prefeitura também trocou 1.800 manilhas de redes de esgoto que estavam com problemas.
Em 2015 foram realizadas 1,5 milhão de vistorias e as ações de prevenção e combate aconteceram em todos os bairros.
Fonte: Assessora de Imprensa PMNI