Setembro
Enfermeiros que trabalham nas ambulâncias Samu dos municípios da Baixada Fluminense foram treinados no dia 13 de setembro, na sede do Cisbaf, para operar os aparelhos de tele-eletrocardiografia, cedidos pelo Ministério da Saúde, que serão distribuídos para as viaturas avançadas. Através do aparelho será possível fazer o eletro do paciente grave dentro da ambulância, antes mesmo de chegar ao hospital, agilizando o primeiro atendimento.
A tecnologia desenvolvida para o equipamento permite o envio das informações via Blackberry para o Hospital H-Cor, em São Paulo, parceiro do Ministério da Saúde para a prestação deste serviço, e retorna para a equipe com gráfico e laudo em até cinco minutos. Isso possibilitará uma tomada de decisão mais precisa e eficaz.
Para o coordenador (interino) do Samu Baixada, Antonio Dieb, a nova tecnologia representa um avanço que fará a diferença na prestação do serviço. “Sem dúvida é um avanço fundamental no atendimento de urgência. Poderemos cada vez mais oferecer maior qualidade na assistência aos pacientes graves ainda dentro das ambulâncias, aumentando, assim, a chance de recuperação.”