Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Cisbaf divulga melhorias para o Samu Baixada

 

Publicado em: 30/11/2011 00:00 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Novembro

Coordenadores municipais que compõem a Câmara Técnica de Urgência e Emergência do Samu/Cisbaf se reuniram no dia 30, na sede do consórcio, para discutirem melhorias para o serviço na região. O coordenador geral (interino), Antonio Dieb, divulgou algumas novidades, como a implantação de um novo software de gerenciamento do Samu, a licitação da empresa para a prestação do serviço preventivo e corretivo nas ambulâncias e a distribuição de incubadoras para as viaturas avançadas.

O novo software desenvolvido pela empresa Eco Sistemas é o mesmo utilizado no município de Niterói. O sistema oferece alguns diferenciais com relação ao antigo. Os funcionários estão sendo treinados e o objetivo é de que os coordenadores possam acompanhar os dados do seu município e emitir relatórios a partir da ferramenta.

Com o objetivo de melhorar o serviço regionalmente, medidas vêm sendo adotadas nos últimos meses pela coordenação do Samu Baixada. Segundo Antonio Dieb, agora a central conta com um número maior de médicos na regulação e mais ambulâncias circulando. “Fizemos um levantamento criterioso dos principais nós críticos do serviço e estamos intervindo ponto a ponto para resolvê-los. Além disso, está praticamente concluída a licitação para compra de celulares que serão usados na comunicação entre as viaturas e a Central de Regulação, e ainda aguardamos a liberação pelo Ministério da Saúde de novas ambulâncias para a região (12 básicas e 05 avançadas)”, destaca.   

 Dieb informou ainda a distribuição de novas incubadoras para as viaturas do tipo UTI dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Iguaçu e São João de Meriti. Entretanto, Dieb ressaltou que as mesmas não poderão ser utilizadas sem o respirador neonatal, ainda não entregue pelo Ministério da Saúde. A situação registrada em ata em reunião do CGR aguarda solução do governo federal já informado por ofício pelo Cisbaf. O treinamento das equipes para uso do equipamento também foi solicitado junto ao ministério.

A partir de dezembro os municípios poderão contar, a partir da publicação da ata, com serviços de prevenção e correção das viaturas danificadas. A empresa vencedora no pregão está instalada em Nova Iguaçu e praticará preços mais acessíveis que o mercado. Dessa forma, os municípios que aderirem contarão com redução nos gastos para conserto das ambulâncias, possibilitando melhor manutenção e atendimento à população.

O Projeto Samuzinho também está em andamento. Uma reunião realizada no dia 24 definiu os procedimentos a serem adotados e metas de trabalho para implantação do projeto nas escolas. No dia 04 de janeiro um novo encontro identificará as escolas públicas participantes, escolherá o material a ser utilizado e as estratégias de sensibilização a serem empregadas junto aos profissionais da Educação.

 

Galeria

[widgetkit id=480]

Imagens