Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Presidente do Cisbaf e Secretários de Saúde lutam para melhorar a saúde na Baixada

 

Publicado em: 27/04/2011 00:00 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Abril

Incrementar a saúde na Baixada Fluminense com aumento no número de leitos obstétricos e de UTI, reequipagem de hospitais, qualificação do atendimento às gestantes e reestruturação da atenção básica dos municípios. Esses foram os principais temas discutidos na reunião do Conselho Técnico, no dia 27, na sede do Cisbaf, com a presença de secretários e coordenadores municipais de Saúde, e coordenada pelo presidente do Cisbaf e prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim. Uma agenda de prioridades foi elencada e será apresentada pelos prefeitos ao ministro da Saúde, em Brasília, no início de maio.

Rolim falou sobre recente encontro com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, onde conversou sobre as principais áreas que receberão investimentos do governo federal. Dentre elas, se destacam a qualificação do atendimento às gestantes; o fortalecimento da atenção básica; o incremento da urgência e emergência; a reequipagem de hospitais, o serviço psiquiátrico, e de diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Durante o encontro, o presidente cobrou do ministério os recursos necessários para a conclusão do Hospital Regional de Queimados, bem como verbas de custeio para o hospital como também para as unidades pré-hospitalares da região reformadas nos últimos dois anos através de convênio firmado entre o Cisbaf e o MS. “Temos algumas demandas urgentes, como o aumento na oferta de leitos, principalmente, intensivos, bem como a criação de serviços de referência ortopédica e cardiovascular. Precisamos ainda discutir com o governo federal uma elevação da tabela SUS paga aos prestadores ou, então, estudar uma forma de gratificar melhor nossos profissionais para que possamos atender nossas necessidades”, destacou.

A secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, falou sobre o projeto de Educação a Distância que irá capacitar gratuitamente médicos, enfermeiros e dentistas que atuam no Saúde da Família. Um novo edital de seleção deverá ser publicado em maio para as vagas ainda não preenchidas. A segunda turma, que também treinará 300 profissionais, deverá beneficiar também equipes da atenção básica, caso o MS sinalize positivamente para solicitação apresentada na última oficina nacional da EAD, ocorrida em abril no Rio de Janeiro.    

O presidente do Conselho Técnico e secretário de Saúde de Japeri, Fabio Volnei, frisou a importância da maior participação dos secretários nas discussões regionais que tem ocorrido no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems). Segundo ele, no próximo dia 13, haverá uma reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) para discutir a PPI (Programação Pactuada Integrada), são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde. “Muita coisa vai mudar e precisamos estar atentos para brigar para que nosso recurso seja investido na região.”

O secretário de Saúde de Nilópolis, Raymond Jacoub, que representa a Baixada juntamente com o secretário Fabio no Cosems, foi categórico ao dizer que “a cidade do Rio de Janeiro só conseguirá resolver seus problemas de saúde quando a Baixada conseguir equacionar os seus com o apoio financeiro dos governos estadual e federal”.

 

Galeria

[widgetkit id=478]

Imagens