Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Técnicos discutem a qualificação do atendimento às gestantes na Baixada

 

Publicado em: 23/03/2011 00:00 | Fonte/Agência: CISBAF | Autor: Cisbaf

Whatsapp

 

Março

Coordenadores e técnicos do PAISMCA (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente) dos municípios da Baixada Fluminense que compõem a Câmara Técnica Materno-Infantil do Cisbaf se reuniram no dia 23, na sede do consórcio, para dar continuidade às discussões de elaboração do Projeto Cegonha Regional. O objetivo é priorizar e melhorar o acesso das gestantes à rede de saúde, oferecendo um serviço com maior qualidade, efetividade e humanizado.

A assessora técnica do Cisbaf, Marialva Cianeli, explanou o pré-projeto regional que apresenta, por exemplo, um panorama da situação da saúde na Baixada e faz um diagnóstico do atendimento da gestante na rede de saúde. O Projeto Cegonha Baixada prevê a reorganização da atenção à gestante e às crianças até dois anos de idade; a ampliação do número de leitos obstétricos de baixo e alto risco; a capacitação dos profissionais envolvidos diretamente no atendimento, entre outras ações.

Para viabilizar o projeto regionalmente serão solicitados junto ao governo federal recursos de investimento e custeio. Segundo Marialva, serão necessários recursos para obras de adequação das unidades de saúde que atendem às gestantes; aquisição de equipamentos e material permanente; implantação de um call center que funcionará nos casos de urgência e emergência; além de ambulâncias que serão exclusivamente utilizadas no transporte da gestante residência-hospital-residência.

Caberá aos participantes nesta próxima fase fazer no seu município um levantamento minucioso da população atendida por unidade de saúde; das unidades de saúde que prestam serviços de pré-natal e de puericultura; do número de profissionais que atuam por equipe/unidade de saúde, e dos atuais salários pagos aos médicos.   

Uma comissão operacional formada por três técnicos foi instituída pela Câmara Técnica do Cisbaf a fim de acompanhar de perto o levantamento das informações necessárias para a elaboração do projeto. A próxima reunião ficou agendada para o dia 19 de abril, às 10 horas, na sede do consórcio.

REDE CEGONHA BAIXADA – Figura abaixo mostra como será o atendimento às gestantes via call center

rede-cegonha

 

Galeria

[widgetkit id=476]

Imagens