Fevereiro
O secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), Sérgio Côrtes, coordenou uma reunião na manhã desta segunda-feira, 28 de fevereiro, com prefeitos e secretários municipais de Saúde dos municípios da Baixada Fluminense. O objetivo foi definir ações de melhoria na área de saúde na região, que engloba 11 municípios e mais de quatro milhões de habitantes.
Entre as propostas apresentadas pela Sesdec estão: fortalecimento da atenção básica à saúde; fortalecimento da rede de urgência e emergência; reforma e construção de novas maternidades; e desenvolvimento de políticas de prevenção e combate à dengue.
– Queremos discutir a saúde na Baixada de maneira integrada, e não mais isolada. Entre as ações está a implementação de pelo menos um centro de referência para o atendimento aos pacientes com suspeitas de dengue em cada município, explicou o secretário Sérgio Côrtes.
O prefeito de Mesquita, Artur Messias da Silveira, acredita que a parceria beneficiará a Baixada:
– Recebemos de forma muito positiva o convite do secretário Sérgio Côrtes, com o apoio do governador Sérgio Cabral, de trabalharmos juntos para resolver os problemas da Baixada. A tendência é ganharmos força para melhorar ainda mais os serviços de saúde na região.
As prefeituras terão ajuda da Sesdec, que doará poltronas de hidratação e insumos necessários para que possam montar a rede de referência para a doença. Nestes locais, serão feitos exames laboratoriais e hidratação. Em quinze dias, todos os municípios devem entregar seus planejamentos para a construção dos centros de combate ao Aedes aegypti.
Para reforçar a atenção básica, uma das medidas discutidas foi a criação de Clínicas de Saúde da Família (CSF) e acesso a medicamentos e exames. Para isso, o Governo do Estado vai aumentar a ajuda financeira que o Ministério da Saúde já oferece aos municípios.
Na área de urgência e emergência da Baixada, que conta com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), a proposta é utilizar o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf) para contratar médicos e uniformizar salários.
Outra ação anunciada foi a reforma e construção de maternidades na região. Serão inauguradas maternidades em Mesquita, Itaguaí e Duque de Caxias. A Sesdec colocará recursos disponíveis para que a Prefeitura de Nilópolis reforme o Hospital Juscelino Kubitschek, com a ampliação de 80 leitos para a maternidade.
– A Baixada precisa se unir porque os problemas que enfrentamos são semelhantes. Assim, todos os municípios poderão oferecer um serviço de saúde melhor à população, destacou o prefeito de São João do Meriti, Sandro Matos Pereira.
Os 11 municípios que integram a Baixada Fluminense são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Seropédica, Itaguaí, Nova Iguaçu e São João de Meriti.